Curso de Arquitetura e Urbanismo participa de palestra com Marcelo Rosenbaum

Profissão

Texto Gabriel Kreutz*

Entender qual o sentido de estar na terra foi o que fez o arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum criar o projeto 'A Gente Transforma', que muda a realidade de comunidades carentes através do design. O profissional, que ficou conhecido nacionalmente por participar do quadro 'Lar doce lar' do programa Caldeirão do Huck, esteve em Chapecó na quarta-feira (24/10), para realizar uma grande palestra. O evento foi organizado pelo Núcleo D e teve o apoio da Unochapecó.

A estudante do 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uno, Laura Zambarda, conta que participar da palestra foi uma oportunidade incrível. "Poder saber mais sobre o 'A Gente Transforma' diretamente com ele, superou as expectativas. Foi possível entender melhor como os projetos arquitetônicos e de design impactam a vida das pessoas e suas realidades, transformando a forma de ver o mundo, tanto na percepção dos profissionais quanto das comunidades", explica.

Para Laura, a oportunidade de ouvir Rosenbaum durante a graduação, com certeza marca sua trajetória acadêmica. "Ele fala do amor e seu impacto, com empatia, com interesse pela história e pela cultura do próximo. Principalmente, ele busca como melhorar as oportunidades das pessoas e sua qualidade de vida, por meio do conhecimento técnico. Esses pilares são diretrizes do nosso curso e foram muito bem argumentados e representados com a fala do renomado profissional", assinala a estudante.

A coordenadora de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó, professora Katiane Balzan, destaca que ouvir Rosenbaum falar sobre a profissão foi emocionante. "Seu trabalho nos últimos anos demonstra a importância do papel do arquiteto e do designer perante à sociedade. A sensibilidade no processo de projeto tornando-o participativo e colaborativo tem o poder de transformar vidas de comunidades inteiras. Precisamos ter a consciência de nosso papel como agentes de mudança social".

Katiane finaliza que o conteúdo da palestra tem muito em comum com o que é ensinado em sala de aula. "Fiquei muito feliz, pois seu discurso tem muita relação com o que o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uno busca na formação dos profissionais que passam por aqui. Estamos sempre provendo este tipo de reflexão e nos identificamos muito com as metodologias de trabalho do Marcelo. Com certeza para nosso alunos foi uma experiência enriquecedora", conclui a professora.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
palestra