Curso de Arquitetura realiza projetos de revitalização do terminal urbano

Texto Tuanny de Paula*

Segundo o dicionário, a palavra revitalizar significa dar nova vida a algo. Pensando nos espaços de convivência, esse processo proporciona a conservação e também mais mobilidade para as pessoas. Com essa proposta, os estudantes do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó realizaram quatro projetos de revitalização do terminal de transporte urbano de Chapecó. A atividade aconteceu por meio da disciplina 'Projeto Integrado Retrofit', que tem como objetivo realizar ações em locais que são utilizados diariamente pela comunidade. A atividade é apenas acadêmica, mesmo assim é uma ótima oportunidade para os estudantes aprenderem na prática como transformar um espaço público.

O terminal, conhecido pelo nome de "Patrãozinho", foi escolhido a partir do contato com a associação de comerciantes do lugar. Após uma conversa com eles, a turma conheceu o dia a dia de cada um e esclareceu as suas principais necessidades. Depois, orientados pelos professores Gabriela Borges da Silva e André Carrilho, começaram a realizar uma pesquisa de campo, visitando o espaço em diferentes horários e dias para determinar como era o uso da área. A professora explica que os quatro grupos tiveram um mês para desenvolver uma proposta de revitalização do terminal, levando em conta o que a associação pontuou e o que os alunos perceberam. "Também foi proposto que eles pensassem em ideias para o espaço onde fica a rodoviária do interior, devido ao seu caráter histórico", explica Gabriela.

Momento para deixar a criatividade aflorar

A atividade, que tem caráter acadêmico, possibilitou aos estudantes deixarem as ideias fluírem e imaginarem um local totalmente novo. A liberdade para a criatividade proporcionou até diferentes nomes, como 'Terminal Urbano: novas conexões', 'Regenerar: Terminal Urbano e Comercial' e 'Terminal Urbano Conecta Chapecó '.

terminal

O grupo da estudante Juliane Simon, composto por seus colegas Caroline Demarchi, Sabrina Dick e Vinicios Nalin, também pensou em um novo espaço e teve como inspiração a história da cidade. Com o nome 'Terminal Urbano e Centro Comercial Xapecó', os acadêmicos se basearam nas curvas do Rio Uruguai e no relevo da cidade para dar um novo significado ao terminal.

Juliane explica que foi um exercício desafiador, principalmente porque no local passam diversas pessoas diariamente. "Depende de muita criatividade e nosso intuito desde o princípio era criar algo que representasse Chapecó e suas origens. Com o conceito ressignificar, pensou-se em dar novo significado para a área do terminal, no sentido de requalificar o espaço de forma a torná-lo um ambiente agradável, atraindo olhares e fazendo com que as pessoas se identifiquem e sintam prazer em estar ali", explica.

Essa é a primeira vez que a disciplina é realizada, pois pertence à nova grade curricular do curso. A professora comenta que o resultado foi além do esperado, aliando a arquitetura e o urbanismo de forma totalmente integrada. "O terminal é um dos locais mais importantes da comunidade chapecoense e a escolha para realizar essa atividade foi ideal. A associação que recebeu a apresentação desses trabalhos ficou muito contente com a respostas e os próprios estudantes em poder escutar as pessoas que utilizam esse espaço", finaliza.

*Estagiária, sob orientação de Jessica De Marco
Urbanismo