Curso de Ciência da Computação da Unochapecó completa 25 anos

Profissão

Texto Gabriel Kreutz*

Hoje em dia, as inovações tecnológicas são cada vez mais frequentes. Se comparar um celular lançado no ano passado com um lançado neste ano, por exemplo, com certeza terão funcionalidades que já são ultrapassadas. Agora imagine como era o cenário há 25 anos, quando os computadores começaram a se popularizar em nossa região. O desafio em trazer um curso para estudar o desenvolvimento de softwares era enorme. Para celebrar o aniversário de 25 anos do curso de Ciência da Computação da Unochapecó e todo o desenvolvimento da região que surgiu a partir dele, professores, egressos e estudantes se reuniram na última quinta-feira (10/10) para uma noite de homenagens.

O primeiro coordenador de Ciência da Computação, professor Radames Pereira, que até hoje ministra aulas, lembra que no começo, as pessoas de outras regiões questionavam a implementação do curso no Oeste, pois não haveria campo de atuação.

"Hoje não temos dúvida, a matriz econômica da região foi modificada com a chegada do curso. Quando saímos da região Oeste e falamos do nosso curso, as pessoas sabem que aqui tem muita qualidade, tecnologia, protagonismo, empreendedorismo e inovação".

A prova de que novos mercados se abriram é a trajetória de Marcio Muxfeldt, egresso da primeira turma do curso. Ele se formou em 1998, e desde então, criou uma empresa de desenvolvimento de software na área gastronômica, a Raffinato, que segue até hoje e atua, mais recentemente, na área de aplicativos, com o Amo Ofertas. "A nossa empresa atua em praticamente todos os estados do Brasil, ou seja, uma solução de Chapecó que se difundiu por todo país, e quem sabe, futuramente, buscaremos a internacionalização", relata.

Fazer parte da história do curso, para Marcio, é muito especial, pois foi possível ver todo o desenvolvimento que ele teve nesse período, mesmo depois de formado. "Quando recebi o convite para a celebração, senti muito orgulho, só por pensar que são 20 anos que estou nesse segmento. Hoje nós estamos aprendendo novamente a informática, como trabalhar com ela, como fazer ela evoluir. Nossa profissão necessita que a gente esteja todo dia inovando, e isso é bom, pois sempre estamos pensando coisas novas", completa

No evento, o curso também lançou o Clube do Egresso

Na solenidade, também foi lançado o Clube do Egresso de Ciência da Computação. Além de proporcionar o contato com os ex-colegas de turma e estreitar a relação com a Unochapecó, o Clube possibilita vários benefícios aos profissionais. Um deles são os descontos em cursos, programas e eventos da Universidade.

O coordenador do curso, professor Sandro Silva de Oliveira, destaca que, atualmente, os mais de 300 profissionais formados no curso atuam no mercado brasileiro e internacional. "A demanda por profissionais é grande, devido a tecnologia estar cada vez mais incorporada no cotidiano das pessoas. Prova disso é que 90% dos profissionais formados no curso estão atuando no mercado de trabalho. Sempre estamos preocupados em inovar e oportunizar aos estudantes projetos de aperfeiçoamento e complementação de estudos. É motivo de orgulho comemorar os 25 anos desse curso que representa muito para o desenvolvimento social e econômico da região", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Ciencia da computacao