Curso de Ciências Biológicas debate os desafios da profissão

Texto Juliane Bee*

Em um mundo que vive constantes transformações, uma das tarefas do biólogo é tentar desacelerar a crise ambiental apresentando alternativas e soluções que respeitem os recursos naturais. Esse e outros questionamentos foram debatidos na Aula Inaugural do curso de Ciências Biológicas da Unochapecó, que aconteceu nesta segunda-feira (06/03) e reuniu estudantes no plenário do bloco R.

A palestra foi ministrada pelo professor João de Deus Medeiros e teve como temática "O papel do Profissional Biólogo num mundo em transformação". Na oportunidade, o professor abordou questões legais referentes à atuação do biólogo, esclarecendo que a profissão é regulamentada desde 1979. Ele também fez considerações sobre moral​, ética ​ e direito ​ profissional. "Para atuar na área é preciso ser graduado em Ciências Biológicas, ter registro no Conselho Regional de Biologia e não ter débitos com a instituição. Tanto o profissional Licenciado quanto o Bacharel pode atuar como biólogo", diz.

Para o estudante do sétimo período, Giovane Arus, o evento foi fundamental, pois o palestrante fez apontamentos relevantes sobre o futuro da profissão. De acordo com ele, a importância do profissional biólogo tem crescido no aspecto econômico (como no desenvolvimento de cosméticos e dos diferentes produtos da indústria alimentícia), da saúde (ao auxiliar no desenvolvimento de novos medicamentos, proposição de medidas profiláticas no combate e na cura de doenças), da biodiversidade (ao conhecer melhor características da fauna e flora mundial e como a influência humana sobre estes ecossistemas está afetando a todos), da educação (formando estudantes com capacidade crítica frente aos assuntos do cotidiano) e social. "Consequentemente quem​ assumir essa profissão​ será cada vez mais cobrado ​para desenvolver estratégias e soluções para crise ambiental em ​que vivemos", diz.

O professor José de Deus Medeiros tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Ambientais, Mata Atlântica, Biodiversidade, Anatomia, Biotecnologia e Impacto Ambiental. Atualmente é chefe do departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

*Estagiária, sob a orientação de Greici Audibert
Ciências biológicas