Minha Uno
Menu Busca

Curso de Ciências Biológicas promove evento sobre pescas marinhas

Educação

Texto Tuanny de Paula*

 

A pesca industrial é uma das atividades humanas de maior impacto em escala global, tanto pela quantidade de animais retirados dos oceanos, quanto pela área oceânica abrangida. Boa parte desses seres aquáticos, como albatrozes, golfinhos, focas, baleias, tartarugas e tubarões, são capturados de forma acidental durante a atividade pesqueira. Para debater sobre as consequências das pescas marinhas em predadores do topo, o curso de Ciências Biológicas da Unochapecó promove o 1º Chimarrão e Ciência do ano. O evento acontece nesta quarta-feira (28/02), às 18h, no auditório do bloco G.

Segundo o coordenador do evento, professor Ronei Baldissera, milhares desses animais morrem ano a ano capturados incidentalmente em redes de arrasto e linhas de espinhel, métodos de pesca que muitas vezes têm por alvo peixes como o atum, por exemplo.effef "A extinção local desses predadores de topo pode ocasionar mudanças radicais na estrutura dos ecossistemas marinhos levando ao apagamento nos níveis mais baixos das teias alimentares e decréscimo da biodiversidade", explica.

A palestra, intitulada 'Qual o preço do sushi?', será ministrada pelo pesquisador Lucas Krüger, pós-doutorando do Mestrado em Ciências Ambientais da Unochapecó. Lucas tem atuado em pesquisas nas áreas de ecologia animal, ecologia espacial e macroecologia com foco sobre os efeitos das mudanças ambientais, principalmente sobre as aves marinhas.

Para o coordenador do curso, professor Marcos Vinicius Perini, proporcionar momentos de debate sobre a produção do conhecimento científico, suas aplicações e os resultados obtidos possibilita promover uma educação científica comprometida com o desenvolvimento. "Esse evento, somado com outras estratégias planejadas pelo curso, faz parte de um compromisso de formação de um profissional biólogo, para que ele tenha as competências e habilidades necessárias e possa lidar com as questões sociais e ambientais que vivenciamos na atualidade".


*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Pescas marinhas
Meio ambiente
Ciencias biologicas

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image