Curso de Ciências Biológicas realiza viagem de estudos para Florianópolis

A formação acadêmica não acontece somente com cadernos e canetas. É preciso aliar a teoria aprendida em sala, com atividades práticas que possibilitem aos acadêmicos ter contato com a área escolhida. No curso de Ciências Biológicas da Unochapecó, uma das maneiras de relacionar os conteúdos é através da viagem de estudos. Neste ano, os estudantes do terceiro período conheceram alguns pontos importantes de Florianópolis, nos dias 18 e 19 de maio.

Os acadêmicos visitaram os projetos Lontra e Tamar

No primeiro dia da viagem, organizada pelos professores Sandra Mara Sabedot Bordin e Adriano Dias de Oliveira, a turma foi até o Parque Municipal da Lagoa do Peri, criado em 1981. Ele está situado ao Sul da Ilha de Santa Catarina, sob a Bacia Hidrográfica da Lagoa do Peri, principal manancial superficial de água potável da ilha e responsável por abastecer milhares de pessoas. No domingo, (19/05), os estudantes visitaram a Barra da Lagoa.

Durante os dois dias de estudos, a turma conheceu os projetos Lontra e Tamar. No ecossistema marinho, nos ambientes de costões rochosos puderam observar e identificar animais invertebrados, além de fazerem coleta de algas. Eles puderam, ainda, visualizar a vegetação de restinga, que fica entre a linha da praia e a floresta Atlântica, um cenário natural que serve como sítio de abrigo, alimentação e reprodução de uma grande diversidade de espécies da fauna e da flora.

As atividades foram oportunidades dos estudantes articularem disciplinas do curso. Na praia e no costão rochoso da Praia da Armação e Barra da Lagoa, por exemplo, eles puderam reconhecer na prática alguns dos organismos marinhos mencionados nas aulas de Zoologia II. Durante a viagem, também foram coletadas, herborizadas e identificadas algas macroscópicas marinhas, estudadas na disciplina Botânica de algas, Briófitas e Pteridófitas.

Viagem de estudos
Florianopolis