Minha Uno
Menu Busca

Curso de Ciências Econômicas debate a inovação na profissão

Profissão

Texto: Acin Jornalismo*

 

Economia solidária, inovação e mercado de trabalho foram alguns dos assuntos debatidos na Semana Acadêmica do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó. A temática "Cadeias globais, inovações e estratégias competitivas no século XXI”, foi explorada durante três dias por especialistas conhecidos nacionalmente.

Segundo o coordenador do curso, professor Áureo Leandro Haag, a Semana Acadêmica é uma oportunidade para os acadêmicos relacionarem o funcionamento do mercado de trabalho do Oeste Catarinense com o cenário econômico mundial. “Durante o evento foi possível debater sobre o cotidiano da agricultura familiar, presente significativamente na nossa região e as consequências externas que a afetam diretamente”.

A primeira palestra relacionou o assunto “Cadeias Globais: contornos da problemática e relações com a questão do desenvolvimento” e foi ministrada pelo professor Hoyêdo Nunes Lins, responsável pelo Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina. Na segunda noite, o diretor de formação da Cresol Central SC/RS Rivaldo Ferron, conduziu um minicurso sobre Finanças Solidárias. O momento oportunizou aos estudantes conhecerem o Sistema Cresol e discutiram sobre  os movimentos sociais, a política de expansão da cooperativa. “Somos um exemplo bem sucedido que lutou para manter esse foco. Eventos assim são uma oportunidade de divulgação da economia solidária e de nosso trabalho”, reforça Ferron.

As duas palestras de encerramento abordaram o futuro do profissional, apontando a importância do marketing pessoal e como deve ser o perfil do economista em determinadas áreas de atuação no mercado. Para conhecer a "Inteligência de Mercado e Inovação nas Organizações", foi convidado o professor Thales de Oliveira Costa Viegas. Estendendo o assunto para o  "Mercado de Trabalho: ampliando a visão do profissional", foi convidada a economista e especialista em gestão de talentos humanos, Lídia Arantes.

 

*Agência de Comunicação Integrada de Jornalismo - Unochapecó

economiaeconomia

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image