Curso de Contábeis orienta comunidade sobre o Imposto de Renda

Profissão

No último sábado (02/04), professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), realizaram o evento Declare Certo. O objetivo foi levar até a comunidade informações e orientações para o preenchimento correto da declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2016.

uno

Um espaço foi montado na Avenida Getúlio Vargas em Chapecó, onde contabilistas, professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis puderam esclarecer as dúvidas da população sobre a declaração do Imposto. Dona Francisca da Silva e o marido, buscaram ajuda no Declare Certo. "Eu tinha dúvidas se precisava ou não declarar um valor que tenho banco. Aproveitei para fazer compras no centro e passar aqui para esclarecer essa dúvida. Uma ajuda importante, que veio na hora certa", contou a auxiliar de produção.

Para a coordenadora do curso, professora Daniela Di Domenico Provin, muitas pessoas precisam declarar o imposto mas não sabe como proceder. Por isso, a ação surge como uma ferramenta importante para ajudar a comunidade. "O foco é que essa ação ocorra todos os anos para que possamos ajudar a comunidade, tirar dúvidas, explicar quem deve declarar ou não, e também como fazer essa declaração. Além disso, é o papel do curso e principalmente da Unochapecó, trabalhar para aproximar a comunidade do meio acadêmico", ressalta a professora.

uno

A jovem Katrine Nazari, aproveitou o sábado para fazer compras no centro de Chapecó, quando passou pelo espaço e parou para conversar com os professores da Unochapecó. "Eu consegui esclarecer as minhas dúvidas e ainda aproveitei para tirar as dúvidas de uma amiga. O mais importante é que saio daqui com a informação correta para fazer a declaração da forma correta".

Lembrando que a declaração do Imposto de Renda segue até o dia 30 de abril. Este ano a declaração necessita de uma atenção redobrada dos contribuintes, isso porque novas regras foram anunciadas e entre elas está o reajuste que varia de 4,5 a 6,5%, de acordo com a faixa de renda.

Imposto de renda
Imposto