Curso de Design comemora a cultura nerd

Texto Mirella Schuch*

'Celebrar, homenagear e promover a cultura nerd'. Foi a partir desta premissa que surgiu o Dia do Orgulho Geek, comemorado no dia 25 de maio. Na mesma data, também é celebrado o Dia da Toalha, em homenagem a Douglas Adams, autor da série literária O Guia do Mochileiro das Galáxias. Na obra, reconhecida pelos nerds, o único objeto que o personagem principal, Arthur Dent, consegue salvar antes da Terra ser destruída por alienigenas é, justamente, uma toalha. Comemorar estas duas datas é a intenção do sábado integrado do curso de Design da Unochapecó.

O evento ocorre neste sábado (25/05), e desta vez tem como local o Shopping Pátio Chapecó, em frente a Praça de Alimentação. Serão desenvolvidas três atividades. Às 13h os alunos terão a oportunidade de participar do Geek Quiz, um jogo que envolve perguntas sobre filmes, séries, games e questões relacionadas ao universo do Design.

Em seguida, um concurso de cosplay e "cospobre" será a segunda atividade da tarde, e tem início às 15h. O cosplay consiste em vestir-se de acordo com determinado personagem do mundo nerd. Já o 'cospobre' surge justamente para que as pessoas possam elaborar vestimentas de baixo custo. A escolha das fantasias é livre.

A última atividade da tarde, às 17h, é um momento de bate-papo sobre a série Game of Thrones. Quem estiver passeando pelo shopping também pode se envolver nas atividades, que são abertas ao público e inscrever-se no início da aula, de forma gratuita. As duas primeiras ações contam com premiações.

"O Dia do Orgulho Geek diz muito sobre o profissional de Design, pois o perfil dele se interessa por cultura nerd e de entretenimento, desenhos, quadrinhos e cinema", argumenta o coordenador do curso, professor Henrique Telles Neto, ao justificar o porquê comemorar esta data. Segundo ele, quase todos os estudantes do curso gostam de séries e desenhos animados, cada um com suas preferências, e por isso faz sentido promover um sábado integrado com as atividades propostas.

O Centro Acadêmico (CA) Sem Serifa, do curso de Design, está colaborando na organização da aula. Segundo uma das integrantes e estudante do 3º período, Vivian Freitas, a preocupação da coordenação do curso com a representação estudantil nos eventos é importante, pois a experiência desenvolve a responsabilidade. "Eventos assim reforçam muito nossa união, sendo um momento em que podemos fazer algo engraçado e divertido juntos", afirma.

"Nos reunimos entre calouros, veteranos, professores e inclusive egressos com o propósito de contribuir mutuamente com a formação acadêmica uns dos outros", diz o estudante do 3º período, Wellerson Ozelame, que já participou de três aulas integradas do curso. As expectativas dele são positivas em relação a edição da aula deste semestre. "Espero poder me divertir entre colegas e professores e sair da aula com um conjunto de conhecimentos ainda maior sobre a área".

O professor Henrique também espera que o momento seja divertido para todos e que a aula possa agregar conhecimentos aos alunos. "É uma forma de valorizar o que gostamos e consumimos, e mostrar que cultura nerd importa, tem conhecimento e estudos", conclui.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Game of thrones