Curso de Direito promove painel com diferentes profissionais da área

Texto Gabriel Kreutz*

"O sistema de justiça é bastante amplo e conta com a atuação integrada e sincronizada de muitas profissões. Isso desde o momento em que o cidadão tem uma dúvida a respeito da conduta que deve adotar, quem deve procurar quando entender que um direito seu foi lesado ou quais são os diversos profissionais que podem intervir de acordo com a natureza do problema e a condição das pessoas envolvidas". A fala do professor do curso de Direito da Unochapecó, Giovanni Olsson, dá uma ideia de como a área de atuação para este profissional formado pode ser ampla, indo além da advocacia.

Para mostrar isso na prática, o curso da Unochapecó realiza o Painel de Profissões Jurídicas. A primeira edição deste ano ocorreu no dia 26 de setembro e reuniu diversos profissionais, que conversaram com cerca de 130 estudantes da Universidade, tanto de Chapecó quanto de São Lourenço do Oeste, de forma remota. A segunda edição do evento em 2020 acontece no sábado (17/10) das 08h45 às 12h. Participarão do evento, o delegado de Polícia Federal, Paulo César Bulgos de Andrade, o delegado Regional de Polícia Civil, Ricardo Newton Casagrande, o juiz de Direito, Erminio Darold, o procurador da República, Carlos Prola, a procuradora do Trabalho, Mariana Casagranda, e a procuradora Federal do INSS, Raquel Pereira Vecchio Balsini Rossi.

De acordo com o professor Giovanni, a atividade é realizada há vários anos como parte da disciplina de Deontologia Profissional, que trata da ética profissional e da atuação nas diversas carreiras habilitadas com o bacharelado em Direito. "Tradicionalmente, os estudantes conhecem mais sobre a advocacia, mas há várias oportunidades profissionais. As atividades do Painel são abertas tanto para os estudantes de Direito, quanto de outros cursos, que tenham curiosidade de conhecer mais sobre o funcionamento de todo o sistema de justiça brasileiro. Alguns dos expositores também são egressos, o que reforça o vínculo entre a Universidade e a comunidade, mostrando, também, a excelência do nosso curso, com nota máxima no MEC e mais de 35 anos de atuação na região".

O professor complementa que o projeto reflete o compromisso de todo o corpo docente na integração dos estudantes com os profissionais. "Estes momentos são fundamentais na formação do estudante de Direito, e, em verdade, de qualquer futuro profissional, que precisa conhecer os diversos campos de atuação no mercado de trabalho em contato direto com quem já está lá", finaliza.

*Jornalista - Setor de Marketing e Comunicação Unochapecó

Painel de profissões jurídicas