Curso de Direito vence o Calouros em Ação com atividades no Centro do Idoso

Comunidade

Texto Jessica De Marco*

Sentar ao lado de um idoso e ouvir suas histórias é um ato que representa carinho e valorização. Pode ser algo importante para quem escuta, porém, para quem conta, o significado é ainda maior. Isso foi um pouco do que fizeram os estudantes do 1º período de Direito (noturno) da Unochapecó, vencedores neste semestre do 'Calouros em Ação'. Eles visitaram o Centro de Convivência do Idoso e desenvolveram diversas atividades no espaço, atendendo o objetivo do projeto de promover ações para a comunidade. O resultado foi divulgado na noite desta terça-feira (20/11), após avaliação de uma banca de jurados.

Foram mais de 20 alunos da turma engajados com o projeto. Segundo a professora que coordenou a equipe, Kassiana Ventura Oliveira, a atividade foi realizada com os idosos no sentido da percepção da fragilidade humana. "Perceber esses idosos órfãos de filhos vivos faz que o aluno também perceba o papel que ele tem. O advogado é um cidadão como outro qualquer, mas é especial porque tem o poder de dar vez e voz para que não tem. A ideia era sensibilizá-los para esses problemas, que são mais que sociais, são humanitários mesmo".

Além de conversar com os idosos, os estudantes levaram violão, lanche e um papai noel que os presenteou com diversos itens de higiene. Foi uma tarde especial para todos. "Fomos com a intenção de alegrar o dia deles e além de representar o nosso curso mostrar que a gente vai estar sempre ali quando eles precisarem. Estamos tentando mudar essa ideia de idosos órfãos de filhos vivos. Queremos mostrar para eles que não vai ser sempre assim, que no futuro teremos mais cuidado com os idosos", comenta.

Sophia Camargo Correa afirma que a ideia do projeto é incrível. "Muito feliz que a Unochapecó se preocupa com os calouros, que faz a gente agir, fazer parte de algo grande, não nos sentirmos pequenos dentro da Universidade. Notamos que entramos aqui pra fazer a diferença", acrescenta.

A ideia é que, mesmo após o término do projeto, as atividades continuem, afirma a professora. "A gente fala muito de direitos fundamentais, que são direitos inerentes às pessoas. Mas não basta ser pessoa pra ter esse direito, eu preciso ser tratado como humano. Se o acadêmico de Direito, em especial, não tiver essa capacidade de perceber essas diferenças, ele não terá a capacidade de respeitá-las".

Calouros em Ação

O Calouros em Ação é um projeto desenvolvido todos os semestres na Unochapecó em substituição ao tradicional trote. Nele, os estudantes são desafiados a realizar ações para a comunidade. Neste semestre, sete equipes inscreveram projetos, mas apenas quatro apresentaram os resultados na noite de terça (20/11). Além de desenvolverem ações na comunidade, também fez parte das atividades do Calouros em Ação o recolhimento de lacres e tampinhas de garrafa pet para doação.

Cada grupo foi avaliado a partir de sete critérios: tipo de projeto, relevância e vínculo que ele tem com sua área de formação; execução das atividades; impacto na comunidade; envolvimento dos alunos e docentes; convencimento da ação; motivação e criatividade; e comprovação da avaliação dos participantes.

O projeto Calouros em Ação é executado pela Diretoria de Procedimentos Acadêmicos da Unochapecó. Como prêmio, cada estudante inscrito na equipe vencedora levou um vale no valor de R$ 100 para trocar por produtos na Livraria Universitária.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Idosos