Curso de Educação Física da Unochapecó comemora trajetória de 20 anos

Texto Gabriel Kreutz*

No dia 1º de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, mas nesse ano, para o curso da Unochapecó, a comemoração da data foi ainda mais especial. No último sábado (31/08), foi realizada uma solenidade de comemoração aos 20 anos de Educação Física da Uno. Professores, estudantes e egressos celebraram o aniversário do curso, que já contribuiu muito para o desenvolvimento da região, e teve o reconhecimento mais alto do Ministério da Educação (MEC) no ano passado, com a nota 5.

"Estar em uma Universidade e em um curso nota 5 me faz sentir realizado. É muito bom poder comemorar os 20 anos que foram construídos com muito profissionalismo e amor. Viver o ensino superior é muito mais que estar na Universidade, é progredir como sujeito crítico e superador dos próprios sonhos, buscar com amor o conhecimento e, através dele, transformar as pessoas", conta o estudante Maicon Trindade.

Apesar de ainda estar na graduação, o sentimento de Maicon é o mesmo compartilhado pelos mais de 900 profissionais formados pelo curso. A professora Alexandra Folle é egressa da primeira turma, que ingressou em 1999, e relata o orgulho pela profissão e pela Instituição.

"Desde o início, a Universidade já mostrava à comunidade que ofereceria uma formação com diferencial e reconhecimento na formação de professores para nossa àrea. Profissionais que se inseriram nos diversos setores da educação, saúde e esporte. Tenho muito orgulho em ter me formado na Unochapecó e levar comigo essa marca. Não sei se eu estaria onde estou hoje se não fosse pelo incentivo constante dos meus professores na formação inicial".

Hoje coordenadora, a professora Jaqueline Reni Loss, também é egressa do curso. Ela conta que muitas pessoas ajudaram a construí-lo, e são peças fundamentais para o sucesso dele. "Os 20 anos de existência estão representados em seu corpo docente e discente, uma comunidade acadêmica que acreditou ano a ano. Este curso sonhado, planejado, executado e agora homenageado, fez e faz a diferença. Todos são parte desses 20 anos", completa.

Case de sucesso

O professor Ricardo Rezer, presente no curso desde o início, conta que a Educação Física da Uno se desenvolveu, e serve como exemplo de uma iniciativa que deu certo e já tem o reconhecimento de muita qualidade. "É importante pensar como o curso vai se desenvolvendo ao longo de duas décadas e como ele vai se modificando ao longo do tempo, mas também vai fazendo a sua modificação na estrutura social na qual ele está inserido. Foi construída uma história muito significativa no campo da Educação Física e também no campo da educação e saúde de maneira geral de toda a região".

Chegar aos 20 anos, com a certeza de que estão no caminho certo, para o professor significa que toda a trajetória valeu a pena. "Hoje somos reconhecidos de maneira muito significativa em outras universidades e setores, e isso só foi possível a partir dessa história, que começa de maneira difícil, como todo início de história. Houve um processo quase como o de abrir campo, para criar toda uma estrutura que possa dar condições de hoje ser considerada uma referência em todo Brasil", conclui.

Confira o audiovisual produzido pela Diretoria de Marketing e Comunicação (DMC) da Unochapecó sobre os 20 anos do curso:

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Educacao fisica