Curso de Gastronomia promove segunda edição da Feijogastro

Texto Juliane Bee*

Uma mistura de feijão e carnes bovina e suína, servida com arroz, couve refogada, farofa e, para completar, um pedaço de laranja. A feijoada é uma comida tipicamente brasileira que agrada muitos paladares. Na próxima quarta-feira (04/10), a partir das 18h30, quem passar pelo deck em frente ao Bloco B da Unochapecó, poderá conferir a segunda edição da Feijogastro, evento promovido pelo curso de Gastronomia, e saborear um dos pratos mais populares do país. O ingresso para adquirir uma porção de feijoada pode ser retirado antecipadamente na recepção da área da Saúde (ACS) da Universidade, por meio da troca de 1kg de alimento não perecível.

Para este ano, o curso de Gastronomia vai preparar 400 porções da receita, número superior ao da primeira edição, realizada em novembro do ano passado. Os alimentos arrecadados na troca dos ingressos serão destinados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapecó (Apae).

Conforme a coordenadora do curso, professora Simone Mascarello Cervini, os acadêmicos estudam o prato na disciplina de Cozinha Brasileira, então, além de aprender a teoria na prática, eles ainda fazem uma boa ação. "Quando fizemos a entrega na Apae, no ano passado, foi muito gratificante. Eles ficaram muito felizes e nós percebemos a importância dessa ação", conta.

Os estudantes e professores que participam do evento começaram a preparação para a Feijogastro ainda no começo do mês de setembro, com a organização dos insumos e embalagens. As carnes e os alimentos foram doados por meio de uma parceria com a Aurora Alimentos e o supermercado Celeiro. No dia 4 de outubro, os alunos serão separados por equipes. Pela manhã e tarde, um grupo vai preparar a feijoada. Já à noite, outro grupo vai servir as porções.

A professora Simone explica que a ação é uma oportunidade para os estudantes produzirem em grande quantidade, visto que nas aulas eles produzem pequenas porções. "A Feijogastro é um momento em os alunos podem sair da sala de aula, mostrar suas produções para toda a comunidade e ainda receber um feedback sobre seus trabalhos", finaliza.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Gastronomia
Feijogastro