Curso de Jornalismo da Unochapecó recebe a jornalista Ângela Bastos

* texto: João Pedro Zatta Grolli e Emilly Bueno.

Para dar sequência às comemorações dos 25 anos do curso de Jornalismo da Unochapecó, será realizada uma aula magna com Ângela Bastos, no auditório do Pollen Parque. O evento, aberto ao público, é intitulado 'Grande reportagem: caminhos, histórias e experiências', e será realizado no dia 30 de maio, às 19h, e abordará a trajetória da jornalista convidada. A conversa será mediada pela egressa do curso de Jornalismo, Carol Bonamigo.

A professora do curso de Jornalismo, Angélica Lüersen, destaca que a aula magna foi pensada dentro da programação dos 25 anos do curso de Jornalismo como um dos momentos de encontro entre todos os professores e os estudantes.

"Nesse caso, trouxemos uma jornalista de fora para falar sobre a trajetória e experiência profissional. Então, além desse momento de comemoração pelos 25 anos, tem também a celebração da própria profissão do jornalismo, porque a Ângela Bastos, além de ser premiada, tem reconhecimento pelo trabalho que desempenha, tem uma trajetória profissional muito rica. É importante que os alunos do curso tenham contato com profissionais como ela", afirma.

Angélica também trata da importância de trazer uma jornalista tão prestigiada para essa celebração. "A  Ângela já esteve na Unochapecó, a convite do curso de Jornalismo, e achamos que seria importante convidá-la mais uma vez, porque os estudantes, que estão hoje no curso, não tiveram essa oportunidade de contato com ela. A Ângela é uma jornalista admirada, muito respeitada dentro do campo profissional", frisa.

A presidente do Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor), Schaiane Bohn, relata sobre a participação do CA na organização. "Tentamos sempre ajudar no que for possível. Seja na arrecadação de dinheiro, seja no contato com os palestrantes. A gente realizou alguns eventos, como uma aula de dança. Tínhamos um dinheiro em caixa da gestão antiga também, então entramos com uma contribuição para o evento", comenta. Além disso, a acadêmica reforça a importância do tema "Grande Reportagem".

"Nós pensamos em trazer alguém que consiga falar sobre isso, que consiga contar experiências, mostrar como é a área de trabalho na grande reportagem, e chegamos no nome da Ângela Bastos. Ela já fez reportagens sobre Chapecó e região, e o professor Hugo usa ela como exemplo de boa jornalista. Grande reportagem é uma matéria que não temos específica na nova grade, ela está dentro de uma disciplina, então a gente achou importante trazer um olhar diferenciado sobre o que os professores vão passar sobre isso", salienta.

Quem é Ângela Bastos

"Jornalista de profissão, repórter por opção". Assim se define uma das mais prestigiadas e premiadas repórteres de Santa Catarina: Ângela Bastos. A profissional já produziu documentários e escreveu um livro, além de ter viajado duas vezes para países da África. Ela desenvolve as histórias por meio de uma comunicação não violenta, uma de suas principais características ao abordar temas complexos. Atualmente, trabalha na produção da grande reportagem da NSC.

Colecionando prêmios e reconhecimento na área dos direitos humanos e sociais, a repórter, que trabalha para a NSC, em Florianópolis, conquistou por duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos com as reportagens “As Quatro Estações de Iracema e Dirceu” (2016) e “Sozinhas, a história de mulheres que sofrem violência no campo” (2017). Também já conquistou o Prêmio CNBB, levando os troféus Dom Helder Câmara e Dorothy Stang.

A ONU, através da Organização Internacional de Migração, deu a Ângela Bastos o Prêmio Suramericano de Periodismo, com a reportagem "Fronteira Aberta”, sobre imigrantes que se tornam empreendedores. Em seu currículo existem outros prêmios, como Tim Lopes, Instituto Guga Kuerten, Ministério Público do Trabalho e Instituto do Meio Ambiente.

Em 2021, Ângela esteve entre os 10 trabalhos finalistas de um total de 1.585 candidaturas de países ibero-americanos no Prêmio Gabriel Garcia Marques, da Fundação Gabo, com o multimídia “Cartas na Pandemia”. Em 2022, ela foi vencedora do Prêmio ACI/Ocesc, na categoria Texto (“De volta pra casas”) e Audiovisual ("Assalto ao trem pagador”).

Quem é Carolina Bonamigo

Convidada pelo curso para a mediação da aula magna, Carol Bonamigo formou-se em Jornalismo pela Unochapecó, em 2009. A jornalista realizou sua Pós-graduação em Cinema e Realização Audiovisual, também pela Unochapecó, em 2014.

Carol atua como Diretora de Jornalismo da Revista Flash Vip desde 2012, da qual tornou-se sócia em 2019, ano em que ela, juntamente com seus sócios, fundou a Agência FVcomunica!. Já trabalhou também na televisão, tendo passado pelos cargos de cinegrafista, editora de VT, pauteira e produtora, atuou também com jornalismo impresso. Colaborou com com sites e blogs de cultura pop como colunista de cinema e televisão.

Recebeu quatro prêmios de Jornalismo, sendo eles: 1º lugar da Regional Oeste do 11º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, na categoria Mídia Impressa, com a reportagem “O Destino dos Excedentes”, e recebeu em 2018; 1º lugar do 1º Prêmio de Jornalismo da Unimed Chapecó, na categoria Reportagem Impressa, com a matéria “De Tirar o Sono”, em 2019; 1º lugar da Regional Oeste e 3º lugar do Estado de Santa Catarina do 1º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação, na categoria Mídia Impressa, com a reportagem “Eu, Robô”, em 2021.

* estagiários da ACIN-Jornalismo sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.

Aula magna
ângela bastos