Curso de Jornalismo realiza projeto de mídia cidadã em parceria com bairro

Texto Angela Bueno, Christopher Marin Rodrigues, Jaine Fidler Rodrigues*

No último sábado (23/11), em meio ao calor de um dia ensolarado, o curso de Jornalismo da Unochapecó, juntamente com a comunidade do Bairro Santa Paulina, trabalharam juntos. Moradores, estudantes e professores carregavam pelo salão comunitário os equipamentos para montar o que foi o canal de voz dos moradores do bairro. O dia era de conquista, porque estava prestes a acontecer a primeira edição da Rádio Santa Paulina, projeto desenvolvido na disciplina de Mídia Comunitária e Cidadã do curso, ministrada pela professora Ilka Goldschmidt.

Na ocasião, também foi realizada a II Noite do Pastel Missionário, com o objetivo de arrecadar recursos que serão destinados a melhorias do pavilhão comunitário e a construção da igreja da comunidade. Enquanto Vanderlei subia as escadas para instalar as luzes no pavilhão externo, Lindolfo colava cartazes e organizava a venda de pastéis, e dona Irene, preocupada com a celebração, ornamentava os últimos detalhes. Para onde os olhos se voltavam, tinha alguém ocupado fazendo algo em prol da oportunidade de dar voz à comunidade.

Os moradores da comunidade, Adelar Dalmonte e Leonides Marsaro, foram os apresentadores da Rádio Santa Paulina. A programação entrou no ar às 17h30 e contou com a participação da população local e convidados. Leonides relata os desafios da rádio, como o medo e a ansiedade frente a nova experiência e, até mesmo, a postura e o manuseio do microfone. A moradora destaca ainda a importância de desenvolver o projeto. ''A mídia comunitária e cidadã proporciona que as vozes silenciadas e invisíveis de muitas comunidades e bairros sejam ouvidas, levadas à público”, comenta.

Adelar declara que a Rádio Santa Paulina foi resultado do esforço de uma equipe, já que o grupo trabalhou intensamente para levar às pessoas a integração através da música, cultura, esporte e outras atividades desenvolvidas. Além disso, segundo o morador a rádio ajudará no desenvolvimento de outros projetos e ações voltadas para a comunidade. “As demandas foram levantadas e as pessoas acordam para a necessidade de gritar por aquilo que desejam e sonham”, conclui.

A estudante do quarto período do curso de Jornalismo e estagiária da Acin Jornalismo, Stefania Martinelli, coordenou o projeto junto com os moradores da Santa Paulina e destaca a importância do jornalista em levar estes projetos até as comunidades. “Os moradores estavam bastante empolgados em utilizar um meio de comunicação, como um instrumento de ação para melhoria do bairro”.

O projeto

No início do ano o integrante da Região Pastoral Nordeste da Diocese de Chapecó, Ângelo Fiori, e o Padre Edivandro Luiz Frare entraram em contato com a Acin Jornalismo, com o objetivo de obter alguma forma de divulgação para o tema da Campanha da Fraternidade: políticas públicas. Diante disto, a professora Ilka propôs aos estudantes do sétimo período a construção e desenvolvimento de projetos de Mídia Cidadã e Comunitária.

Ângelo explica que a Campanha da Fraternidade, que a cada ano aborda um tema diferente, é um jeito de viver na fé durante o período de quaresma. Neste ano, o tema abordado na Campanha foi Políticas Públicas. “O grupo que articula esta ação numa porção de 30 comunidades de Chapecó, apontou como estratégia a produção de informação acerca do tema. Por isso fizemos contato com a Unochapecó através do curso de Jornalismo, onde encontramos a disciplina de Mídia Cidadã”, argumenta Ângelo.

Os acadêmicos decidiram trabalhar com as comunidades de Chapecó e municípios da região, para entender as demandas de comunicação destas localidades. O padre Edivandro conversou com os estudantes e mapearam as comunidades. Blogs, produções audiovisuais e campanhas publicitárias voltadas à mídia cidadã, começaram a surgir e o projeto expandiu-se para outros municípios. “O que é importante da mídia comunitária, não é necessariamente o resultado final do produto, mas sim o processo. Durante o caminho a comunidade se apropria e percebe o que ela tem para falar e o que tem direito a falar”, afirma Ilka.

Para o bairro Santa Paulina, as estudantes Bruna Binda e Vanessa Marquezzan propuseram o desenvolvimento de uma Rádio Poste. Porém, a disciplina possui dois créditos e, assim, o projeto foi executado pela Acin Jornalismo.

*Estagiários da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

Santa paulina