Curso de Medicina participa da Semana Internacional da Tireoide

Texto Juliane Bee*

A tireoide é uma glândula importante do corpo humano, que garante o equilíbrio e harmonia do organismo. Um dos problemas mais frequentes da tireoide são os nódulos, que não apresentam sintomas. Com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas sobre o tema, o curso de Medicina da Unochapecó realizou uma ação de conscientização nesta quinta-feira (25/05), Dia Internacional da Tireoide, no Shopping Pátio Chapecó.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), estima-se que 60% da população brasileira terá nódulos na tireoide em algum momento da vida. Pensando nisso, o Departamento de Tireoide da SBEM lançou, durante a Semana Internacional da Tireoide (21 a 27 de maio), a campanha 'Estou com nódulo na tireoide, e agora?'

Em Chapecó, a ação preventiva foi promovida pela professora e médica endocrinologista, Mari Cassol, em parceria com os acadêmicos do curso de medicina da Universidade. Os estudantes distribuíram material informativo, alertaram sobre a importância do autoexame e esclareceram dúvidas sobre o que fazer quando se descobre um nódulo na glândula.

huki

Para a professora, a atividade foi importante para difundir informações à população sobre o tema e também possibilitar aos estudantes a experiência de trabalhar com a saúde através da educação. A médica alerta que reconhecer um nódulo precocemente pode salvar uma vida e para isso a palpação da tireoide é fundamental. "O autoexame é fácil, só é necessário um espelho e um copo d'água".

Para começar, é preciso que a pessoa localize a tireoide, que fica abaixo do pomo de Adão, o gogó. Em seguida deve colocar um gole de água na boca e inclinar a cabeça para trás, facilitando a visualização. Ao engolir, observar no pescoço se existe alguma saliência na região.

O que é a tireoide?

A tireoide é uma glândula endócrina localizada no pescoço, abaixo da laringe, que produz hormônios chamados triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Ela age diretamente no controle do metabolismo, na regulação dos ciclos menstruais, no peso, na concentração, no humor e no controle emocional. Os distúrbios da tireoide ocorrem quando a glândula para de funcionar corretamente, podendo produzir hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert
Tireoide