Curso de Moda promove Outlet Fashion

Texto Jaine Rodrigues e Julia de Araujo*

A forma como nos vestimos expressa nossa personalidade e nossos gostos, especialmente quando somos adolescentes e estamos descobrindo nosso espaço e quem somos no mundo. O mercado confecciona peças de roupas e sapatos com uma técnica que incentiva a produção em grande escala, chamada de Fast Fashion. Esse conceito é usado para a alta e rápida confecção de produtos baratos e atrativos, mas de baixa qualidade, por isso não é tão difícil encontrar roupas semelhantes em diferentes lugares, desde o mesmo shopping até lugares no mundo todo.

O consumo consciente é o objetivo do Outlet Fashion deste ano, promovido pelo curso de Moda, que ocorre entre os dias 10 e 12 de abril, em frente à Usina da Moda, das 14h às 22h. O brechó consiste na venda de peças de vestuário e calçados que possam ser reutilizados, personalizados e customizados. Segundo o coordenador do curso, professor Fabio Vieira, sustentabilidade, formação profissional e arrecadação de fundos são os três pilares do evento.

O Outlet foi pensado pelos acadêmicos, que foram responsáveis pela arrecadação e separação das peças, pesquisa de valores e da organização. O objetivo dessa dinâmica de logística é agregar na formação profissional e na conquista de experiências, que é importante para o futuro dos estudantes no mercado, tanto no papel de organização dentro de uma empresa, quanto na gestão de pessoas.

A acadêmica do 5º período do curso e organizadora do evento, Millena Mussiel Morgeuroth destaca que essa interação é importante para que as pessoas percebam que há algo muito além da moda, que existe um significado por trás do que os profissionais e alunos fazem. Millena ressalta que o brechó não é composto apenas por roupas usadas.

Amanhã (11/04), o Outlet Fashion contará ainda com uma oficina de Consultoria de Imagem às 15h, ministrada por Letícia Dal Bello e Tatiane Schneider, que tratarão sobre como reutilizar roupas.

O custo no brechó é bem menor que o de peças novas. O valor arrecadado vai ser utilizado na realização do evento anual desenvolvido pelo curso de Moda, o desfile de exposição ao público.

*Estagiários da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Outlet fashion