Curso de Nutrição promove palestra sobre obesidade infantil

Texto Jessica De Marco*

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças no Brasil sofre com o excesso de peso. O índice já pode ser considerado um problema público de saúde e responsável pelo aparecimento de diversas doenças em crianças, antes comuns somente em adultos. Um dos profissionais que pode auxiliar na diminuição desse elevado índice é o nutricionista. Por isso, o assunto foi debatido durante a aula inaugural do curso de Nutrição da Unochapecó.

A palestra ocorreu nesta quarta-feira (29/03), no plenário do Bloco G. A mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Lisete Griebeler de Souza, repassou aos acadêmicos de todas as fases do curso questões sobre alterações metabólicas promovidas pelo excesso de peso, perfil e estilo de vida da população infantil e manejo nutricional nestas condições.

Conforme a professora do curso, Roberta Taglietti, o excesso de peso na infância precisa ser discutido, além da criação de ações intersetoriais que incentivem a alimentação adequada e saudável e a prática de atividades físicas para esse público. "Essa condição de saúde pode acompanhar os demais ciclos da vida. Além disso, o sobrepeso e a obesidade são fatores que promovem o desenvolvimento de outras doenças crônicas como diabetes e hipertensão, que acometem de forma crescente a população brasileira".

Além de promover o debate sobre esse importante tema, a aula inaugural de Nutrição oportunizou a integração entre os acadêmicos de todas as fases do curso.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo - NPC - Unochapecó
Obesidade infantil