Curso de Odontologia da Unochapecó realiza ação na penitenciária municipal

Comunidade

Realizar ações voltadas à comunidade e incentivar que os estudantes estejam preocupados com a qualidade de vida de toda a população. Esse é um dos objetivos que levou os acadêmicos do quinto período de Odontologia da Unochapecó para dentro do Complexo Penitenciário de Chapecó. A intenção foi desenvolver atividades com os detentos, voltadas para a saúde bucal e prevenção de doenças como cárie, periodontites e câncer bucal. A ação foi desenvolvida na disciplina de Saúde Coletiva IV e contou com o envolvimento de sete estudantes. Ao todo, foram cinco dias de atividades educativas e cerca de 70 detentos atendidos.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) destacam a necessidade de formação profissional não somente técnica, mas também com ações voltadas à promoção, prevenção e manutenção da saúde bucal. Como isso, o curso de Odontologia, por meio de seu projeto pedagógico, busca atender essa necessidade durante as disciplinas de Saúde Coletiva. E assim, dirigir a atuação dos egressos para a transformação da realidade em benefício da sociedade. De acordo com o professor do curso, Alex Sass, ações como essa são importantes para desenvolver no estudante o cuidado e a humanização no atendimento. "Além disso, desperta a responsabilidade social do profissional em Odontologia, preocupado não só com a saúde bucal, mas em promover melhoria da qualidade de vida para a população", afirma.

Durante as atividades, os estudantes realizaram palestras sobre a importância da higiene bucal, exibição de banners e distribuição de panfletos. Sabrina Comelli Piva foi uma das acadêmicas que participou da ação junto aos detentos. Para ela, o objetivo principal da atividade foi promover a prevenção, sabendo que, pelo acesso limitado aos profissionais de saúde, é importante instruir os detentos aos cuidados básicos. Além disso, a ação possibilitou preparar ainda mais os acadêmicos para o mercado de trabalho. "Foi uma experiência de grande valia. Quando nos deparamos com realidades distintas, percebemos que a Odontologia é uma arte de proporcionar sorrisos, independente do lugar em que cada indivíduo se encontre", finaliza a acadêmica.

Saude bucal
Odontologia