Webmail
Menu Busca

Curso de Pedagogia capacita 800 estagiárias que atuam em escolas de Chapecó

Educação

Texto Ana Vertuoso*

 

Educar vai muito além de ensinar conteúdos programáticos dentro de uma escola. Para educar é preciso ser crítico, sensível e estar em constante processo de aprendizagem. Por isso, o curso de Pedagogia da Uno está realizando uma série de oficinas com estagiários da Prefeitura de Chapecó, que atuam na Educação Infantil e no Anos Iniciais. 

Ainda serão realizadas duas oficinas no mês de novembro

"São pessoas que atuam em espaços de atuação do pedagogo. Procuramos a Secretaria Municipal de Educação e colocamos nossa intenção, de fazer uma parceria para a formação do grupo. A proposta foi bem recebida e então, fizemos a proposição de temas e a indicação de profissionais do curso para ministrar as oficinas", explica a coordenadora, professora Suzi Laura da Cunha.

Ao todo, são quatro capacitações para cerca de 800 estagiários. A primeira, realizada no dia 07 de outubro, foi ministrada pela professora Circe Mara Marques e teve como tema 'Brinquedos e Brincadeiras de Papel: criação e imaginação na educação infantil'. Em seguida, a professora Aline Fátima Lazarotto abordou 'O direito de brincar na infância', na tarde do dia 22 de outubro.

O próximo encontro será no dia 12 de novembro, quando a professora Tania Mara Zancanaro Pieczkowski realizará uma oficina sobre 'Estimulação Essencial para crianças com deficiência'. Por fim, Alvine Genz Gaulke será responsável por tratar do 'A educação infantil como primeira etapa da Educação Básica', no dia 26 de novembro.

Uma das estagiárias que está participando das atividades é a jovem Rosane de Castro da Silva, que considera o processo bastante produtivo e importante. "A formação nos propiciou muitas ideias. Nos instiga e incentiva a usar materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem, e também demonstra a valorização de cada estagiário, incentivando a fazer o trabalho com dedicação para nossas crianças", comenta.

Além das professoras da Instituição, as oficinas são acompanhadas pela coordenadora do setor de Educação Infantil da Secretaria, Sara de Moura, que também considera a experiência muito positiva. "Temos uma gratidão enorme em poder contar com os profissionais da Unochapecó na formação de nossos estagiários e professores. Sempre muito atenciosos e preparados com reflexões atuais sobre o cenário que mudou as estruturas da nossa educação. Em nome da nossa secretária Sandra Maria Galera, estendemos os agradecimentos aos que compõem essa universidade e compartilham seus conhecimentos conosco afim de aperfeiçoar o processo de aprendizagem mesmo no formato remoto", completa.

 

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

COMPARTILHE
TAGS
Pedagogia
oficina
Capacitaçao

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus