Evento buscou a integração entre acadêmicos e professores

Geral

O Seminário Interdisciplinar promovido pelo curso de Pedagogia da Unochapecó buscou integrar professores e acadêmicos dos diversos períodos, para aprofundar o estudo de temáticas a partir de contextos diversos. A atividade faz parte das estratégias planejadas por professores e acadêmicos do curso, para o ano de 2013.

Realizado na quarta-feira, 22 de maio, o seminário abordou o processo formativo para além da sala de aula, e buscou criar um clima de diálogo e construção coletiva na perspectiva de produção do conhecimento. A metodologia utilizada para a atividade foi à leitura de obras em cada período, trazendo o diálogo e a problematização a partir da orientação de cada professor em seu componente curricular. A partir dessas leituras foi realizada a socialização dos conteúdos.

Cerca de 100 pessoas entre acadêmicos e professores participaram da atividade. Os estudantes do primeiro período apresentaram a obra de Freire e Vigotski, trazendo um diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia histórico-cultural. O terceiro período explanou sobre a obra “Oficio de Mestre” de Miguel Arroyo. As “Concepções da infância a partir de Vigotski”, foram apresentadas pelos acadêmicos do quinto período. Já o sétimo período apresentou uma proposta de atividade pedagógica em conformidade com as Diretrizes Curriculares da educação e Proposta Curricular Estadual.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Unochapecó, professora Sirlei Gaspareto, o seminário “foi um momento riquíssimo de socialização. Buscamos aprofundar a qualificação profissional das futuras pedagogas, tendo em vista os desafios postos à educação neste século XXI”.

foto

A acadêmica do primeiro período de Pedagogia da Unochapecó Karina Zanella, comenta que “o seminário foi de suma importância, pois além de ser uma aula mais aberta nos proporcionou interagir com outros períodos e professores, de forma mais dinâmica, o que facilita no conhecimento.” Segundo a estudante, foram abordados importantes nomes na educação, que trabalham, diversas formas de educar. “Isso contribuiu para ampliar nossos conhecimentos e despertar a curiosidade para saber cada vez mais.”