Curso de Psicologia comemora 20 anos com programação especial

Texto: Jessica De Marco*

O psicólogo é um profissional de uma missão incrível. É ele quem tem o grande desafio de trabalhar com o ser humano, de cuidar do outro e de entender e conhecer mais afundo os sentimentos, os pensamentos e as emoções das pessoas. Há 20 anos, a Unochapecó busca formar profissionais qualificados para atuar nessa área, e vem construindo uma linda história de contribuição para o desenvolvimento regional. E nessas duas décadas de trajetória, nada melhor do que festejar. Por isso, no mês de setembro, acontece uma programação especial de aniversário do curso de Psicologia da Universidade.

As atividades já iniciam nesta segunda-feira (18/09), com a conferência de abertura intitulada 'Formação em Psicologia: possibilidades e desafios contemporâneos'. O professor Arthur Arruda Leal Ferreira será o responsável pela condução do tema, no Lang Palace Hotel, a partir das 19h. Na ocasião, a primeira coordenadora do curso, professora Irme Bonamigo, e a atual, professora Solange Aparecida da Rosa, farão um resgate da trajetória da graduação. No decorrer da semana, minicursos, mesas-redondas e também uma mostra com exposição de trabalhos integram ainda a programação de aniversário.

Como tudo começou

Com a cidade de Chapecó em acelerada expansão, chegava a hora de oferecer para a população mais opções de qualificação. Foi com essa finalidade que surgiu, em agosto de 1997, o curso de Psicologia na Unochapecó, que teve como primeira coordenadora a professora Irme Bonamigo. Foi ela quem acompanhou de perto o início de tudo. Na época, Chapecó contava com apenas 50 psicólogos e o surgimento do curso contribuiu para o crescimento no número de profissionais e aperfeiçoamento da área. "Desde o início, a grande preocupação foi oferecer uma formação em que os estudantes pudessem atuar em diversas áreas da psicologia", comenta a professora.

Ao contrário do que muitos pensam, o psicólogo não trabalha somente com atendimento clínico. Pode exercer a profissão junto à comunidade, em empresas, nas áreas da saúde e da educação, entre outros espaços. Assim, o curso de Psicologia da Unochapecó se propõe a formar psicólogos comprometidos com a realidade social. "É uma diversidade muito grande e na Unochapecó a formação é mais generalista, por abranger essas diferentes áreas", acrescenta Irme.

Entre suas grandes características, também está a de agente transformador da sociedade. Fernanda Cordova, egressa da segunda turma, atua há seis anos como psicóloga do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ela afirma que a maior contribuição do curso é justamente a formação de um profissional com uma visão crítica e questionadora dos fenômenos sociais. "Além das competências técnicas, a graduação nos conduziu enquanto alunos a ter uma visão que levo até hoje na minha vida profissional, para atuarmos enquanto um agente transformador da sociedade", conta.

Transformação social e humana

O psicólogo estuda a subjetividade e as relações humanas, os modos de ser, as formas de se organizar em grupo e produzir a existência. Promove, através de diferentes perspectivas de intervenção (individual, em grupo, familiar, institucional, organizacional), qualidade de vida, autonomia e saúde. Para a coordenadora do curso, professora Solange Aparecida da Rosa, o psicólogo é responsável por uma série de transformações na sociedade. "A graduação busca formar bons profissionais para atuar tecnicamente nas mais diversas áreas de atuação, mas, para além disso, objetiva formar um cidadão, um sujeito comprometido com a humanidade e com o contexto que ele vive e trabalha".

Nesse contexto, ao longo dos seus 20 anos de trajetória, o curso de Psicologia da Unochapecó já formou mais de 600 alunos. E quando se pensa no futuro, o objetivo é seguir formando profissionais generalistas e comprometidos, características que traz desde o início da sua criação e que a diferencia das demais. Isso sem deixar de acompanhar a evolução do mercado e as necessidades humanas e sociais.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Saude