Cursos compartilham o SAGU acadêmico

Texto Tayvon Bet*

Um pouco de cravo, canela, açúcar e vinho. São os ingredientes para fazer o doce típico do oeste catarinense, o sagu. Mas esse ano o doce ganha uma receita nova, feita com união, solidariedade, histórias e vivências. Quem dá novos sabores ao doce são os cursos de Design e Moda da Unochapecó, na semana acadêmica deste ano, chamada de SAGU.

O evento ocorre entre os dias 17 a 21 de setembro e visa aproximar a realidade regional dos estudantes. Entre os temas da edição estão Design Social e Pluralidades. Com oficinas como "Moda e Design Inclusivo" e "Técnicas de Confecção". Além de palestras como "Design Social", "Moda e mercado de trabalho" entre outras. Todas encaixam tanto em Design, quanto em Moda.

O coordenador do curso de Moda, Fábio Vieira, conta que a ideia da colaboração entre os cursos surgiu pela proximidade e afinidade do corpo docente e estudantes. "O Design está presente em ambos os cursos. Tendo essa relação, resolvemos fortalecer as especialidades de cada um", destaca.

Para o coordenador do curso de Design, Henrique Telles Neto, o evento potencializa a formação dos estudantes e oportuniza a participação em oficinas diferentes. Assim, os estudantes entram em contato com novas realidades, para projetarem seu futuro na profissão.

Na abertura, os egressos do curso de Design e Design de Moda foram convocados para fazer uma mesa redonda, mediada pela professora Tatiana Zacheo Rodrigues. Os egressos irão relatar suas pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso, que tiveram como foco o Design Social. Ainda durante o evento, outros designers contribuem com suas experiências. No fechamento, os estudantes participam de conversas com a professora e coordenadora dos cursos de Design da Univali, Bianka Capucci.

*Estagiário da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
Semana academica