Cursos de Ciências Contábeis e Econômicas promovem Semana Acadêmica Integrada

Texto Christopher Marin e Luana Poletto*

Na universidade, a troca de experiências entre cursos e diferentes períodos é um fator muito importante para a vida e a formação dos estudantes. Através de opiniões e vivências, os acadêmicos se transformam e aproveitam para conhecer novos olhares e pessoas que agregam a eles um conhecimento que ultrapassa a sala de aula. Como as áreas de economia e contabilidade estão interligadas profissionalmente nas tomadas de decisões sobre investimentos, os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Unochapecó organizam o 'Prime: Semana Acadêmica Integrada', que ocorre de 28 a 31 de maio.

Neste ano, o evento está direcionado para as áreas de análises, balanços e investimentos. A iniciativa de realizar a primeira semana integrada foi da coordenação dos cursos. Para a coordenadora de Ciências Contábeis, professora Daniela Di Domenico, a expectativa é que os alunos saiam motivados da semana acadêmica. O objetivo de integrar os dois cursos é porque o profissional precisa ficar atento ao que acontece no mercado. "Ele tem que estar integrado com outras áreas, ser interdisciplinar, entender da área de direito, saber sobre como trabalhar com pessoas, entender o fluxo do mercado e a economia", afirma.

Já a coordenadora do curso de Ciências Econômicas, Bruna Furlanetto, espera que os estudantes aproveitem o evento, adquiram experiência e se integrem. "Quando o acadêmico vai para uma empresa ele terá que conviver com profissionais de outras áreas, e viver isso dentro da Universidade traz impactos positivos na sua formação. Isso só tem a contribuir por que é possível compreender um pouco de cada área, gerar um network diferente e relacionar-se com outras pessoas de uma forma mais efetiva”.

De acordo com o acadêmico do 7° período do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, Rodrigo Bordignon Centenaro, o evento tem grande importância, pois gera uma oportunidade de diversificar o conhecimento já adquirido. Ele também destaca a integração entre profissionais dos dois cursos. "Para mim, o evento representa não somente palestras, mas troca de conhecimento e a revolução da minha vida profissional", ressalta.

O acadêmico do 3° período do curso de Ciências Econômicas, Giovani Cezar Ferrari, espera que a semana seja produtiva e agregue boas informações. "Acho importante que os cursos promovam o evento, pois é possível realizar uma semana acadêmica com mais qualidade e com palestras melhores".

Programação

O primeiro dia do evento (28/05) iniciará às 19h, no Salão Nobre, onde Rodrigo Pimentel, palestrante da noite, irá trazer um relato motivacional com o tema 'Missão dada, missão cumprida'. Rodrigo é ex-militar do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e foi roteirista do filme Tropa de Elite. Durante a palestra, ele conta a história do porquê o Bope chegou a excelência.

Na quarta-feira (29/05) às 19h, no Salão Nobre, o palestrante é Gustavo Herkenhof, do Instituto Brasileiro de Mercado e Capital. Ele irá tratar sobre Análise Fundamentalista de Balanços, envolvendo Ciências Contábeis e Econômicas. Já durante o terceiro dia de evento (30/05) serão realizadas diversas oficinas a partir das 19h, no Bloco R. No último dia (31/05) a partir das 19h, no Salão Nobre, Evandro Piana trará um Workshop sobre investimentos.

A professora Daniela destaca que as palestras da Semana Acadêmica Integrada foram pensadas com o objetivo de atrair os alunos. "O intuito é trazer algo diferenciado, principalmente para motivá-los e mostrar experiências que façam eles perceberem que o nosso mundo vai muito além do que vemos na região".

Já a professora Bruna salienta que na nossa região os temas voltados a investimentos ainda estão engatinhando nessa área, por isso a importância de trazer este tema para a atividade. "Até pelo perfil das pessoas que residem aqui, que são mais conservadoras, têm mais preocupação na hora de fazer um investimento. Então ainda é muito forte o investimento em poupança aqui", conclui.

*Estagiários da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Eliane Taffarel

Prime