Cursos de comunicação têm 28 trabalhos selecionados no Intercom Sul

Texto Valeria Romanzini Cenci*

O Intercom Sul é um congresso regional de comunicação. O evento, que chega a sua décima nona edição, tem como tema “Desigualdades, gênero e comunicação” e será realizado entre os dias 30 de maio a 2 de junho, no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG) em Cascavel/PR. O congresso antecede o Intercom Nacional, que irá ocorrer de 2 a 8 de setembro na Universidade da Região de Joinville (Univille), em Joinville/SC.

O evento recebe trabalhos de estudantes, professores e pesquisadores da área da comunicação que podem apresentar suas produções no Intercom Júnior, Expocom e Divisões Temáticas. O Intercom Júnior é destinado para apresentação de artigos e pesquisas desenvolvidas pelos estudantes dos cursos de graduação em Comunicação e recém-graduados. Já a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) consiste em um prêmio destinado aos melhores trabalhos produzidos por estudantes de graduação e também de recém-graduados na área. As Divisões Temáticas reúnem trabalhos ou comunicações científicas de graduados, pós-graduados, estudantes de especialização, mestrado e doutorado, professores e profissionais da comunicação.

Nesta edição, os cursos de comunicação da Unochapecó, Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda, contam com masiva aprovação de trabalhos. No Intercom Júnior, foram aprovados 20 trabalhos e na Expocom foram selecionados oito produtos de comunicação.

Pesquisa e prática

A professora e coordenadora do curso de Produção Audiovisual, Dafne Reis Pedroso da Silva, salienta que o número de aprovações é expressivo e de grande importância. “O trabalho selecionado do curso foi desenvolvido ainda no primeiro ano de graduação do estudante, tendo resultado em um produto muito bem elaborado e aprovado para a Expocom”, comenta.

O acadêmico do curso de Produção Audiovisual, Eduardo Boufleuer Florêncio, destaca que a ideia de mandar o projeto para a Expocom surgiu do incentivo docente. “Acredito que além de agregar meu currículo como histórico, agrega também meu portfólio, pois quero trabalhar na área da montagem e edição de vídeos, que foi a disciplina a qual desenvolvi a atividade”, relata.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Angélica Lüersen, o congresso proporciona um intercâmbio com outras universidades, professores e alunos. "Ter trabalhos selecionados representa uma oportunidade de avaliar o que está sendo produzido, pois os trabalhos são avaliados por uma comissão externa”, argumenta.

A egressa do curso de Jornalismo, Angélica Dezem, comenta que o Intercom é o maior congresso de Comunicação da América Latina na atualidade. Para a jornalista, ter uma produção aprovada e possibilitar o debate entre comunicadores é uma satisfação muito grande. "Pela segunda vez consecutiva participo da Expocom. Isso fomenta a prática do jornalismo que tem como premissa o compromisso social. Além de reafirmar minhas escolhas durante minha trajetória acadêmica e profissional”, frisa.

A coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, Valéria Casaroto Feijó, considera que fomentar a pesquisa na graduação é fundamental. Ela afirma que o Intercom Sul é uma oportunidade dos alunos entrarem em contato com a área, de trocar conhecimentos com outras universidades. "Fizemos uma força muito grande para os alunos participarem. Este ano, dentre os congressos que participamos, é o que tem maior número de trabalhos aprovados", destaca.

Entre os trabalhos aprovados do curso de Publicidade e Propaganda está o da egressa Lidianara Frohlich. Para a publicitária, participar da Expocom por meio da apresentação do Projeto Experimental (PEX) é uma maneira de representar a universidade, dividir com outros congressistas as pesquisas e trabalhos, além de fomentar a temática de gênero e os desafios de ser mulher atualmente. “O congresso dá visibilidade às pesquisas que realizamos, uma vez que são  expandidas e não ficam somente na universidade”, explica.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a orientação de Eliane Taffarel
Publicidade e propaganda