Cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química comemoram aniversário

Profissão

Texto Gabriel Kreutz*

Em meio ao crescimento das agroindústrias da região, no fim da década de 1990, surgiu a necessidade de novos profissionais. Foi atenta a este cenário que em 1998 a Unochapecó criou o primeiro curso de Engenharia Química do Oeste catarinense. Cinco anos depois, em 2003, a Universidade também foi pioneira na implantação do curso de Engenharia de Alimentos. As duas graduações, responsáveis pela transformação de matéria e energia em produtos e processos para o benefício da sociedade, completaram neste ano, 20 e 15 anos de fundação, respectivamente.

"No início, o curso de Engenharia Química foi fundamental para a formação de profissionais para atuar nas indústrias da região, pois na época faltava mão de obra técnica qualificada. As empresas precisavam buscar profissionais de outras regiões, que eram em número insuficiente para atender as demandas, principalmente no setor agroindustrial, que cresceu continuamente durante este período. O mesmo ocorreu depois com Engenharia de Alimentos", relata a coordenadora dos dois cursos, professora Rubieli Carla Frezza Zeferino.

Consolidadas na região, as duas graduações já formaram 330 profissionais, que atuam nas mais diversas áreas. "O cenário para a Engenharia Química é promissor, pois todas as indústrias que envolvem transformação de matéria e energia necessitam destes profissionais. Praticamente tudo o que a sociedade faz uso hoje passou pelas mãos de um engenheiro químico. Em relação à Engenharia de Alimentos, também o cenário é promissor, pois o desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos para produzir alimentos em larga escala é cada vez mais estudado", completa a professora.

Foto Comemoração

Para celebrar a história dos dois cursos, durante este ano foram realizados vários eventos comemorativos envolvendo estudantes, egressos, docentes, técnicos e a sociedade como um todo. "Em abril recebemos egressos dos cursos para um bate-papo com os alunos sobre o mercado de trabalho em diversas áreas das duas Engenharias. Os profissionais contaram suas trajetórias, desde a formação até o emprego atual. Foi um momento muito importante de troca de experiências e esclarecimento de dúvidas", conta Rubieli.

Foi realizado, também, um costelão em comemoração aos aniversários do cursos, em setembro, com a presença da comunidade acadêmica, familiares e amigos dos envolvidos com os cursos. Ainda em setembro, foi realizada a palestra 'Biorrefinarias e Química Verde', com o professor Eduardo Falabella, um dos maiores nomes da Engenharia Química do país.

Ao longo dos eventos, foram reconhecidos os docentes que contribuíram com a história dos cursos. Receberam homenagens os professores Jacir Dal Magro, Adriano Cancelier, Adriano da Silva, Guilherme Martinez Mibielli e Gilmar Fidalski.

Ensino de qualidade

A professora Rubieli destaca que a qualidade dos profissionais formados na Unochapecó é reconhecida pelo mercado de trabalho, refletindo no elevado índice de empregabilidade. "Os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos possuem uma excelente estrutura de laboratórios e corpo docente qualificado. Atualmente, eles tem o maior percentual de estudantes em estágio não-obrigatório da Instituição e estão entre os três com maior índice de estudantes realizando projetos de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade", destaca.

E para ter a certeza de que o profissional pode ir além da graduação, os cursos oferecem muitas opções para seguir se aperfeiçoando. "Temos dois programas de mestrado relacionados com a área, que possibilitam aos egressos a educação continuada. Com a recente aprovação do doutorado em Ciências Ambientais, as oportunidades para estudantes e egressos se ampliam ainda mais. Estes são apenas alguns dos motivos que fazem nossa Universidade ser nota 5 no MEC", finaliza a professora.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Engenharia quimica