Cursos tem qualidade reconhecida pelo Guia do Estudante

Texto Andressa Pomagerski*

Engana-se quem pensa que apenas os estudantes são avaliados na graduação. Os professores, o curso e a Instituição estão sempre em processo de análise por diversas entidades. Nesta semana, foi divulgado o resultado de mais uma das avaliações pelas quais os cursos da Unochapecó passaram neste ano. O trabalho foi feito pelo Guia do Estudante (GE), um grupo pertencente à Editora Abril.

Nesta edição do Guia, os cursos de Artes Visuais, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo e Pedagogia da Unochapecó receberam quatro estrelas em uma escala que vai até cinco. Outros 23 cursos da Instituição foram avaliados com três estrelas. De acordo com o diretor de Ensino da Universidade, professor Hilario Junior dos Santos, as 'notas' são baseadas nas informações concedidas pela coordenação de cada curso. "O resultado serve para informar pré-vestibulandos, ajudá-los a escolher a graduação que pretendem cursar com base em um ranqueamento. E é muito bom ver que os nossos cursos estão sempre bem colocados."

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Daniela Di Domenico Provin, os bons resultados da avaliação mostram o comprometimento, tanto da Instituição quanto dos professores. "O papel social do curso e as parcerias desenvolvidas foram muito importantes para o resultado final. E as quatro estrelas asseguram para toda a comunidade a nossa seriedade."

Mesmo que a avaliação do Guia do Estudante seja feita de forma independente da análise realizada pelo Ministério da Educação, há uma similaridade nos conceitos. "Eu acho que não é coincidência. O que os coordenadores preenchem e o que as demais avaliações observam estão no mesmo nível. O Guia do Estudante assegura mais um selo de qualidade para os cursos", acredita Hilário.

Divulgação

O Guia do Estudante realiza todo ano um ranqueamento dos cursos de graduação do país e atribui estrelas dependendo do desempenho de cada um. São levados em conta todos os detalhes que envolvem o curso, como qualificação dos professores, projeto pedagógico e período de aulas. O resultado é divulgado no site do grupo e também na publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro.

No campus de Chapecó, receberam três estrelas, os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Econômicas, Design, Design de Moda, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação. No campus de São Lourenço do Oeste, também receberam o conceito três, os cursos Administração, Ciências Contábeis e Direito.

*Estagiária, sob orinetação de Greici Audibert.
Guia do estudante
Estrelas