De calouros para calouros

Texto Paula Taffarel Benetti*

Colocar a mão na massa e soltar a criatividade. Esse foi o desafio dos alunos do primeiro período do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, durante a disciplina de Introdução ao Marketing ministrada pela professora Tatiana Zacheo Rodrigues. Divididos em oito grupos, os alunos tinham a missão de criar um evento para um público segmentado, os calouros da Unochapecó. Os temas foram os mais diversificados e resultaram em ações como o Varal Fotográfico, Arraiá da Calourada, AnimaMundi e o Velho Vira Novo.

Segundo a professora Tatiana, os alunos pensaram em tudo, desde nome, local e formas de divulgação. "O desafio era criar um evento. Alguns optaram pela realização em espaços públicos, já outros buscaram parceiros", explica. Um exemplo foi a festa temática, Arraiá da Calourada, realizada em parceria com uma casa de Shows da cidade. Durante toda a noite, o correio elegante movimentou os participantes. O lucro arrecadado foi revertido na compra de alimentos não perecíveis e doados à entidades chapecoenses.

Outra ação, o AnimaMundi, levou para o Complexo Esportivo Verdão música, arte, esporte e lazer, além do Varal Fotográfico, iniciativa que também surgiu na disciplina de Introdução ao Marketing. A primeira exposição do Varal foi realizada entre os dias 20 e 22 de junho, nos espaços da Unochapecó.

livroO projeto exibe fotos produzidas por estudantes dos cursos de comunicação e reúne luzes, aromatizantes de ambiente e música ao vivo. Tatiana explica que a iniciativa foi bem recebida pela comunidade acadêmica. "O espaço tornou-se um ponto de encontro do próprio curso", comenta a professora.

O estudante de Publicidade e Propaganda, Emerson Estácio, foi um dos organizadores do evento Velho Vira Novo. Realizada na Unochapecó, a ação foi baseada na troca de livros. O acervo foi constituído de doações da biblioteca e de alunos, e 60% das obras foram trocadas.

Emerson conta que a experiência de criar e organizar um evento foi gratificante. "Foram dois meses de planejamento e trabalho para achar um modo de atingir o público segmentado", explica. Conforme o estudante, o grupo pretende realizar novas edições do evento no final de cada semestre. "Essa troca de livros não é somente a troca em si, mas uma troca de experiências, de gostos e amor por leitura", conclui.

parque

Ações futuras

A ideia deu tão certo que alguns desses projetos desenvolvidos dentro da sala de aula terão continuidade. O Varal Fotográfico, por exemplo, recebeu convite para participar do Dia do Estudante, evento que será promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unochapecó, e do Mundo das Profissões (POP), que ocorre na universidade no dia 30 de setembro.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Ilka Goldschmidt
Velho vira novo