Descobertas da neurociência são debatidas em aula inaugural

*Texto Jessica De Marco

O uso de estratégias adequadas durante o processo de ensino podem facilitar a aprendizagem. Esses novos métodos, em constante descoberta, prometem revolucionar o ambiente educacional e, por esse motivo, precisam de ampla discussão. Foi esse o objetivo da Unochapecó, na última sexta-feira (10), ao promover a palestra "Memória e Aprendizagem", ministrada pelo professor Rodrigo Sartorio. O evento marcou a aula inaugural do curso de Letras e do Mestrado em Educação, contando ainda com a participação de estudantes e professores dos cursos de Direito, Psicologia, Artes Visuais, Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciências da Religião, Educação Física e Serviço Social.

Rodrigo trouxe a público as descobertas na área da neurociência, que procura melhorar a capacidade das pessoas na tomada de decisões, no raciocínio e na memorização. “O objetivo é estimular os alunos a estudar mais e de forma adequada, para gerar a memorização. Não existe uma fórmula de bolo, mas várias maneiras para se ter foco e atenção", disse o palestrante, ressaltando que a prática do profissional também interfere neste processo.

Intervenção psicopedagógica

Durante a palestra, o professor ainda repassou informações sobre como ocorre o funcionamento do cérebro. "Tendo a ideia de como funciona o cérebro fica mais fácil criar práticas eficazes de intervenção psicopedagógica", complementa.

xxxx

O auditório ficou lotado para acompanhar a palestra, por isso foi preciso colocar diversas cadeiras e um telão na parte externa, a fim de acomodar todo o público presente. A coordenadora de Letras, professora Márcia de Souza, destaca que a temática é interdisciplinar e por isso o interesse dos demais cursos. "O tema da palestra é algo novo, por isso precisamos nos inteirar para utilizar essas estratégias de forma mais adequada".

Além da palestra, o evento contou ainda com apresentações artísticas e culturais e exibição do vídeo "Alabê de Jerusalém. Os intolerantes", de Altay Veloso.

Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo - NPC - Unochapecó

Memória e aprendizagem