Dia D promove conscientização sobre os ODS e coleta de materiais

Texto Ícaro Colella*

Conservar o planeta, ter um consumo responsável e diminuir as desigualdades são alguns dos tópicos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses objetivos, elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU), abrangem todos os problemas que, enquanto sociedade, precisamos resolver em coletividade. E nada melhor do que ensinar as crianças que essas problemáticas existem e que o caminho da resolução pode ser trilhado começando por pequenas ações. Por isso a Unochapecó, Instituição formadora de cidadãos que se preocupa com o bem estar social, realiza iniciativas como o Dia D, que reforça o compromisso da Universidade enquanto signatária dos ODS.

Na última terça-feira (24/09), foram montados no corredor do bloco C, Ecopontos de coleta para a comunidade dar o destino correto a materiais como lixo eletrônico, óleo de cozinha, roupas, caixas de leite, entre outros. Os resíduos foram recolhidos pelas instituições parceiras, Moeda Verde e o REC - Reciclagem de Eletrônicos Chapecó. Além da coleta, a equipe da Uno recebeu alunos da Escola Estadual Professora Luiza Santin, e realizou atividades de explicações guiadas para explicar os tópicos dos ODS. Em seguida eles participaram de uma prática de didáticas para conhecer mais o mundo da sustentabilidade.

A ação foi desenvolvida pela Comissão Interna ODS Unochapecó, em parceria com o Grupo de Multiplicadores, formados por professores, técnicos e estudantes da instituição. De acordo com a assistente social da ITCP e integrante da Comissão, Fabiane Roman, o Grupo está com várias ideias para replicar as boas práticas dos conceitos aprendidos nas oficinas realizadas ao longo da formação, e o Dia D é um exemplo disso. "Quando pensamos o Dia D, foram direcionadas duas frentes, a parte do recolhimento e conscientização do público infantil sobre os ODS. A ideia é futuramente montar novamente os ecopontos para dar mais visibilidade à ação de separação e destinação correta dos resíduos e criar um vínculo maior com as escolas", comenta.

A Unochapecó já mantém um vínculo de visitação com alunos de escolas públicas, que vêm para conhecer projetos da Instituição. A ideia agora é agregar nesse circuito de visitação, atividades que envolvem os ODS. O que para a estudante do curso de Ciências Biológicas e bolsista da ITCP, Marília Gabriela Klauck, é uma ação interessante devido ao maior resultado quando se trabalha com crianças. Marília destaca, ainda, que as temáticas variadas dos ODS chamaram a atenção das crianças, que estavam curiosas com as atividades. "Não só de temáticas ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade que são formados os ODS. Questões de igualdade de gênero, erradicação da pobreza e saúde pública também foram explicadas para eles", comenta.

Eduardo Breansini, de 10 anos, estudante do 4º ano, esteve nas atividades e aprendeu sobre compostagem dos materiais, passou pela explicação dos ODS e ainda pôde brincar com o quadro interativo. Ele conta que já tinha visto alguns dos Objetivos e que conhecia a campanha das tampinhas e lacres que a Unochapecó apoia. Em casa, Eduardo tenta colocar em prática alguns deles. Ele já havia visitado a Unochapecó outras vezes, mas dessa vez, segundo ele, foi mais interessante pela realização dessa atividade. ''Eu achei muito legal porque nossa turma aprendeu mais sobre pobreza, preservação do meio ambiente e separação do lixo", finaliza.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Ods unochapeco