Dia da Articulação discute responsabilidade social das universidades

A função das universidades é garantir que os estudantes que passam por ela adquiram os conhecimentos necessários para tornarem-se profissionais de qualidade técnica e ética. Também deve oferecer um ambiente tranquilo, para que o ensino seja prazeroso. Para discutir quais são os deveres das instituições de ensino superior, a Vice-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão promoveu o Dia da Articulação, na última sexta-feira (21). Nesta edição, a conversa foi com o professor da Universidade Católica de Brasilia, doutor em Ciências da Religião e psicanalista, Jorge Hamilton Sampaio.

O encontro dispensou formalidades e todos os presentes podiam contribuir com suas dúvidas, apontamentos e opiniões. Foram discutidas a relação entre pesquisa, ensino e extensão, conhecida como indissociabilidade, e o papel das universidades na construção psicológica dos estudantes.

Além disso, o professor Hamilton explicou como os desejos e objetivos se constroem na mente humana, desde as primeiras vivências da infância. Segundo ele, a universidade tem a tarefa de acolher o conhecimento, assim como ser um espaço prazeroso que desperte nos estudantes a vontade de aprender. “Universidades são compostas por pessoas que trabalham umas com as outras em prol do conhecimento”, afirma.

dia2Segundo a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Maria Aparecida Lucca Caovilla, a articulação do eixo fundamental nas universidades é um tema que deve ser discutido constantemente. “Nós estamos trabalhando desde o fim de 2013 em inúmeros momentos, para que nossas dúvidas sobre a indissociabilidade sejam esclarecidas”, aponta a professora.

Muito além da formação profissional, a universidade deve promover a formação humana e viabilizar discussões. Para a diretora de Extensão, professora Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues, atividades como o Dia da Articulação ajudam a “responder ao seguinte questionamento: que sujeito, para qual sociedade, queremos formar?" De acordo com ela, mais do que expor os conhecimentos, é necessário que a universidade seja o caminho para a produção de novos saberes.

extensão
Dia da articulação