Dia da Articulação incentiva dinâmica entre acadêmicos e professores

Inovação

Na tarde da última terça-feira (05), a Vice-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, promoveu um evento diferente, o Dia da Articulação. O objetivo foi promover a interação entre estudantes, técnicos-administrativos e docentes, sobre as práticas de ensino, pesquisa e extensão da Unochapecó. Através da dinâmica, conhecida como World Café, o público pode interagir de forma criativa.

Em um ambiente descontraído, com atrações musicais, distribuição de mudas de árvores e coffee break, a atividade promoveu o diálogo entre todos. A dinâmica World Café compõe-se de rodadas de discussão, em mesas de até sete pessoas, onde todos os presentes devem opinar sobre o assunto proposto. Há cada trinta minutos, altera-se a composição das mesas, o que gera uma interação efetiva dos participantes.

Dia da Articulação

Possibilitar a aproximação de todos os envolvidos no processo de ensino da universidade, através de trocas de opiniões e experiências é a motivação principal para a organização de atividades como esta. Para a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, "embora o formato do evento seja inovador, ele foi pensado para os protagonistas do nosso cotidiano. Estudantes e professores que integram os grupos de pesquisa, atividades de extensão, que atuam nas salas de aula, e que participam ativamente da universidade".

Para a diretora de Extensão, professora Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues, responsável pela organização da atividade, encontros como este são imprescindíveis para a qualificação do ensino na universidade. "É um momento para pensar e propor ações futuras voltadas ao desenvolvimento da formação acadêmica. O nosso objetivo é que a Unochapecó propicie uma melhor aprendizagem, aliada com as necessidades do mundo atual", afirma. Devido ao bom resultado deste formato de reunião, ações como esta serão realizadas com mais frequência na universidade. O evento teve, ainda, a participação da Diretoria de Ensino, Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu e Educação a distância.

Integração
ensino