Dia de receber o sonhado diploma

Profissão

Texto Jessica De Marco*

Com os olhos cheios de lágrimas, dona Carme comemora orgulhosa a conquista da filha. Bem aos fundos do Salão Nobre, ela e o marido acompanharam com atenção a solenidade que rendeu à filha seu segundo diploma. Já formada em Processos Gerenciais, Queli Fernanda Marquetti, de 29 anos, realiza agora o sonho de ser publicitária. Um sonho que passou a ser não só dela, mas de toda a família que presenciou seu esforço e dedicação até a chegada do grande dia. Ela, e outros 192 estudantes, colaram grau ontem (21/03) na formatura institucional da Unochapecó. O evento segue nesta sexta-feira (22/03), com mais três solenidades e 224 formandos recebendo o tão aguardado diploma.

"É minha segunda graduação, mas o sentimento é o mesmo. De emoção, de dever cumprido e de mais um objetivo alcançado. Cada momento é diferente e único", comenta a nova profissional. Para os pais, no entanto, a sensação é ainda mais intensa. Se formar o filho uma vez já é motivo de orgulho, imagina duas. Por isso é bem fácil entender o porquê da emoção de dona Carme. "É um sentimento bom, ela foi pra um ótimo caminho, pois escolheu o estudo. Para os pais é um orgulho isso, quantos não queriam um filho assim". O marido, Izaltino Marquetti, também não esconde a felicidade. "É uma satisfação estar aqui hoje. Torcer que daqui pra frente só melhore", acrescenta.

É justamente para os formandos, familiares e amigos que a Unochapecó realiza este momento. Duas vezes ao ano, a Universidade promove a colação de grau de forma gratuita. Além de disponibilizar a beca aos formandos, a Instituição organiza todo o evento de maneira muito especial. É uma forma de celebrar esse momento tão feliz. "Espera-se registrar na mente e nos corações este dia tão especial para nossos egressos", finaliza o reitor, professor Claudio Jacoski.

Programação de sexta

Na sexta-feira (22/03), a partir das 16h30, a festa é dos acadêmicos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação e Matemática. Mais tarde, às 18h30, é a vez de Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Sistemas de Informação.

E por último, mas não menos importante, acontece a celebração dos formandos de Biblioteconomia, Direito (campus Chapecó e São Lourenço) e Serviço Social, que recebem os diplomas a partir das 20h30.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Formatura institucional