Dia do Jornalista é marcado por oficinas na Unochapecó

Texto Juliane Bee*

Um momento dedicado a discutir os desafios, técnicas e inovações da profissão. Assim foi a noite de sexta-feira (07/04) para os estudantes de Jornalismo da Unochapecó. O dia do Jornalista foi celebrado com cinco oficinas, que abordaram diferentes temas e contaram com profissionais de diversas áreas.

Segundo o coordenador do curso, professor Vagner Dalbosco, todos os anos o Dia do Jornalista é marcado por eventos e palestras que envolvem um único tema, mas esse ano a proposta foi diferente. "Pensamos em abordar os assuntos que estão em relevância nos últimos tempos, estendendo um leque de possibilidades aos estudantes. Além de abordarmos diferentes temáticas, trouxemos profissionais que são referência em suas áreas de atuação".

De acordo com o professor, as atividades paralelas às aulas promovem a integração dos estudantes com os profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, propiciando uma troca de conhecimentos com quem vivencia diariamente a realidade da profissão. Segundo ele, muitos acadêmicos se inserem no mercado de trabalho antes de estarem formados, e as oficinas são uma oportunidade de conhecerem outras áreas, além da que estão atuando. "Os estudantes devem ficar atentos às novas ferramentas de comunicação e às necessidades do mercado", alerta.

A aluna do sétimo período, Queren Barrabarra, participou da oficina de 'Comunicação e Eventos'. Ela conta que essas atividades são importantes para sua formação profissional, pois relacionam as teorias estudadas em sala com a realidade do mercado de trabalho. "É diferente ouvir sobre a profissão do jornalista através de um professor e pelo depoimento de um profissional já inserido no mercado. Eles trazem uma bagagem de experiências diferentes, abrindo nossas perspectivas em relação à profissão".

Programação

A noite de sexta-feira, foi marcada pela oficina de 'Criatividade na Cobertura Esportiva', ministrada pelos jornalistas Pedro Rocha (RBS TV) e Cahê Mota (globoesporte.com). O jornalista e social media da Unochapecó, João Pietro Bridi, coordenou a oficina de Mídias Sociais. Os egressos do curso, Thiago Freitas, Flávia Durgante e Keli Magri, voltaram a Universidade para ministrar as oficinas de 'Comunicação e Eventos', 'Gênero e sexualidade, o que o jornalista tem a ver com isso?', e 'Técnicas de Apuração na Cobertura Política'.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert
Dia do jornalista