Dissertação apresentada no PPGCS conecta saúde, inovação, indústria e pesquisa

Ciência

Contribuir para a formação de pesquisadores aplicados ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, por meio da pesquisa acadêmica e das parcerias entre ICTs e empresas, é um dos objetivos do MAI/DAI, o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação do CNPq. A proposta é oferecer a estudantes de mestrado doutorado a oportunidade de desenvolver projetos mais aplicados à realidade e à necessidade do setor industrial brasileiro. Em contrapartida, o programa também oferece às indústrias os benefícios da pesquisa e do desenvolvimento em alto nível.

Na Unochapecó, as oportunidades de mestrado e doutorado pelo programa estão fortalecendo ainda mais o diálogo entre a indústria e a academia. No mês de março, a mestranda Ângela Barichello, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Saúde (PPGCS) apresentou sua dissertação de mestrado, intitulada ‘Avaliação toxicológica aguda e de doses repetidas do concentrado de vitamina C produzido a partir dos frutos de Malphigia emarginata’.

O projeto de pesquisa de Ângela, juntamente do orientador Walter Antonio Roman Junior, ganhou a oportunidade de ser experimentada na prática, a partir de uma demanda específica da empresa Vemat. A mestranda explica que a parceria surgiu de um movimento da própria empresa, com a missão de desenvolver um novo conservante alimentar a partir de uma fruta da biodiversidade brasileira. A pesquisa desenvolvida oferece ótimas perspectivas para o tema.

“Foram visualizadas potencialidades no desenvolvimento da planta e na extração da vitamina C, na região oeste de Santa Catarina e com amplo aspecto de conservação alimentar, que poderia ser utilizado nas demandas da empresa. A Vemat ficou atenta as demandas do mundo dos negócios e a ampla potencialidade desse produto. E a universidade teve conhecimento da modalidade de bolsa MAI/DAI, que fortalece o vínculo da pesquisa com as indústrias. A indústria partiu com a possibilidade de aplicação na conservação alimentar e agora a partir dos estudos desenvolvidos, verificou-se a ampla gama de outras possibilidades e desenvolvimentos a partir do concentrado. Como a empresa possuía essa demanda, o projeto atendeu a ela, e ficamos à disposição para outros estudos. Mas já se abrem inúmeras outras possibilidades de aplicação desse concentrado de vitamina C, na indústria de alimentos e produtos de saúde”, explica Ângela.

A pesquisadora também falou sobre a realização de ter finalizado uma tese desafiadora e mais ampla à sua própria formação básica. Para Ângela, enfermeira de profissão, o resultado foi satisfatório. Ela não pesquisava sobre a área toxicológica e de produtos naturais antes da entrada no PPGCS, e vislumbrou a possibilidade de crescimento e atuação em áreas da saúde correlatas à sua formação. Segundo Ângela, áreas desafiadoras. "Após a finalização do estudo, me sinto muito feliz e realizada pela oportunidade que tive de crescimento profissional e pessoal e a possibilidade de conhecer e trabalhar com uma equipe de pesquisadores multiprofissionais e que agregaram de diferentes maneiras ao meu processo de mestrado”.

O sucesso de  ngela trouxe terreno favorável para a seleção de novos projetos da Unochapecó no programa MAI/DAI. Segundo a Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Vanessa Corralo, já existem novas teses inscritas para alinhamento e mais chamadas do CNPq devem ocorrer em breve.

“O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação é uma proposta de um programa vinculado à indústria com o objetivo de oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa mais aplicados à realidade e à necessidade do setor industrial brasileiro, como também oferecer às indústrias os benefícios da pesquisa e do desenvolvimento em alto nível. Cerca de 66% dos proponentes da última chamada tiveram a chance de desenvolver seus projetos junto às empresas. É importante salientar que a próxima chamada já foi aprovada e teremos três projetos acontecendo aqui na universidade”, finaliza a coordenadora.

Programa mai dai
Programa de pós graduação em ciências da saúde
Mestrado
Ciências da saúde