Docente e estudantes de mestrado da Unochapecó coordenam seminário

Geral

No dia 01 de dezembro de 2018 foi realizado, em Pinhalzinho/SC, o Seminário Diocesano sobre a Campanha da Fraternidade 2019, com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. A professora Dra. Maria Elisabeth Kleba, docente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e em Ciências da Saúde da Unochapecó coordenou a atividade, contando com a colaboração dos estudantes de mestrado Alisson Maurício Monteiro e Aline Vasconcelo Battisti.

O tema do evento se refere a relevância das políticas públicas na construção de uma sociedade pautada no bem comum e o papel da participação social no processo de tomada de decisões, em todos os níveis de governo, considerando a relevância do exercício da cidadania e da fraternidade. Ao todo, participaram cerca de 250 lideranças de aproximadamente 80 municípios da Região Oeste. Como metodologia do seminário, foi realizado um “World Coffee”, estratégia que corresponde a discussão em pequenos grupos sobre questões pertinentes ao tema do evento, na perspectiva dialógica e problematizadora da realidade.

Para a Profa Maria Elisabeth e os mestrandos Aline e Alisson, a inserção da universidade nos diversos espaços de participação social, a exemplo dos disponibilizados pelas instituições religiosas, tem grande importância na defesa e fortalecimento das políticas públicas. O debate acerca das políticas e da participação social busca promover a equidade entre os territórios, por meio da construção de instrumentos que reconheçam as subjetividades presentes em cada ambiente. Nessa perspectiva, a participação social, por meio do envolvimento dos diferentes atores nos diversos espaços de decisão política, é fundamental, tanto para a efetiva garantia dos direitos sociais como saúde, educação, saneamento, assistência social, entre outros, quanto para influenciar as pautas que são incluídas e priorizadas no planejamento e na implementação das políticas públicas.

A Campanha da Fraternidade de 2019 propõe como valores que orientam o processo decisório a fraternidade e o bem comum, destacando a relevância do envolvimento da sociedade no desenvolvimento das políticas. A participação dos diversos atores, de forma que sua visão sobre problemas e potencialidades existentes possam ser reconhecidas, contribui para que as verdadeiras necessidades da população sejam atendidas, bem como seus recursos sejam valorizados. O seminário promovido pela Diocese promoveu esse reconhecimento, à medida que as lideranças compartilharam suas experiências em nível local e regional, valorizando conquistas e destacando desafios, os quais requerem maior engajamento e mobilização. Um dos espaços destacados são os conselhos gestores de políticas públicas, fundamentais para a democratização das decisões e maior acompanhamento em sua implementação.