Minha Uno
Menu Busca

DOCENTE DA UNOCHAPECÓ PARTICIPA DE EVENTOS INTERNACIONAIS NOS EUA

Geral

Com o objetivo de fortalecer os vínculos internacionais e construir parcerias no âmbito da pesquisa participativa, a professora Dra. Maria Elisabeth Kleba, do Curso de Enfermagem e dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e em Ciências da Saúde, da Unochapecó,  participou da conferência “Addressing Urban Health Disparities Through Participatory Health Research” e do 10º encontro anual da International Collaboration for Participatory Health Research (ICPHR), realizados de 21 a 25 de junho, na cidade de Baltimore, Estados Unidos da América.

O foco central da conferência foi o enfrentamento das inequidades em saúde, por meio do trabalho colaborativo entre universidade e comunidades, tendo como estratégia a pesquisa participativa. Durante a conferência, o mestrando Alisson, em co-autoria com a professora Maria Elisabeth, apresentou o trabalho “Abordagem da Política Nacional de Humanização na formação em Psicologia”, com resultados parciais de sua dissertação de mestrado.

Por sua vez, o encontro da ICPHR foi organizado por meio de grupos de trabalho, com o objetivo de construir e fortalecer parcerias entre pesquisadores de diferentes países no desenvolvimento de atividades conjuntas, com vistas a ampliar, qualificar e difundir o uso da pesquisa participativa. O encontro se constitui em espaço de debates, compartilhamento de experiências e elaboração de projetos com foco em temas como fundamentos teórico e metodológicos, ética, formação, avaliação, arte, empoderamento e impacto na pesquisa participativa, entre outros.

A apropriação do conhecimento e as diversas trocas de experiências realizadas nesses intercâmbios internacionais têm possibilitado aprimoramento contínuo de expertises na área da pesquisa, assim como a construção de redes de pesquisadores, permitindo a ampliação da produção e difusão de conhecimentos na área da saúde.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image