Minha Uno
Menu Busca

Docentes e discentes do PPGD participam de seminário internacional na Argentina

Geral

Nos dias 18 e 19 de novembro, foi realizado o I Seminario Internacional Ciudades Sustenibles, na cidade de Posadas, na Argentina. O evento foi marcado pela reunião da rede de pós-graduações Stricto Sensu pelo marco da Agenda 2030, temática que já vem sendo dialogada pelas Universidades participantes do evento por meio de seus grupos de pesquisa. Na ocasião, o Programa de Pós-graduação em Direito da Unochapecó esteve representado por estudantes, pela professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, e pela professora Silvana Winckler, que apresentou o Programa de Mestrado, representando o coordenador do Programa, professor Reginaldo Pereira.

De acordo com Maria Aparecida, o evento teve importância imensa para potencializar a capacidade de articulação regional, nacional e internacional. “A atividade permitiu construir e divulgar novos conhecimentos de qualidade e rigor científico, que, por consequência, poderão ser aplicados na sociedade, gerando inovação, bem como bases de dados e pesquisas científicas que auxiliarão todo o sistema de grupos de pesquisas para a transformação social”, afirma. 

A mestranda Franciély Valentin também destaca que a participação no Seminário agregou experiência prática à sua formação. “Foram momentos de intenso aprendizado, trocas e construção de pontes pelas pesquisas apresentadas, que marcam nossa trajetória no PPGD, que já é uma referência regional”, diz.

Pesquisas em movimento 

A atividade estava prevista no projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) intitulado ‘Agenda 2030: Experiências da Colaboração Interinstitucional de Pesquisas e Observatórios para Subsidiar Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável’. Trata-se de uma parceria interinstitucional, internacional e transfronteiriça entre as brasileiras Unochapecó e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), e as argentinas Universidad Gastón Dachary e Universidad Nacional de Misiones. 

O projeto tem como finalidade fortalecer as pesquisas entre os grupos de cada universidade, para socialização da Agenda 2030, como instrumento orientador para o desenvolvimento sustentável. São eles: o Observatório de Políticas Constitucionais Descolonizadoras para a América Latina (OPCDAL), mantido pelo PPGD da Unochapecó; o Observatório de Direitos Humanos, mantido pelo PPGDH/Unijuí; o Observatorio para el Desarrollo de Misiones, mantido pela UGD/Argentina; e o Observatorio Permanente de Trabajo Decente de la Triple Frontera, mantido pela UNaM/Argentina. 

A ideia é promover o cruzamento de dados e análises sobre o tema, visando a criação de um portal de observatórios, por meio do qual serão divulgados estudos, pesquisas e diagnósticos. Essa sistematização de informações auxiliará na elaboração de instrumentos qualificados que subsidiem o planejamento de políticas públicas com ênfase no cumprimento dos 17 Objetivos da Agenda 2030 da ONU.

Os participantes do evento puderam acompanhar a apresentação de 32 pesquisas que estão em andamento, organizadas em quatro grupos de trabalho, que abordaram as temáticas de desenvolvimento local; educação para a sustentabilidade socioambiental; produção sustentável; e direitos humanos, cidadania e inclusão social. Na oportunidade, os professores visitantes Daniel Cenci e Anna Paula Bagetti Zeifert, da Unijuí, e Maria Aparecida Lucca Caovilla, da Unochapecó, ministraram palestras com os temas ‘Colapso Ambiental como Externalidade do Modelo Capitalista por um Modelo Pós-Extrativista’; ‘A Volta do Brasil ao Mapa da Fome: Um Olhar Crítico a Partir da Agenda 2030 da ONU’ e ‘Agenda 2030, Direitos Humanos e Acesso à Justiça’.

Além de um importante momento de integração, debates, discussões e aproximações entre mestrandos e doutorandos das quatro universidades, o evento representou o primeiro encontro presencial entre os professores que integram o projeto. Em reunião avaliativa do primeiro ano de atividades, os participantes sinalizaram positivamente para outras iniciativas e interlocuções para o ano de 2023. Também foi ressaltada a ampliação da Rede de Pesquisa e outras diretrizes para sua consolidação. 

COMPARTILHE
TAGS
Seminário internacional
Programa de pós-graduação em direito
Brasil
Argentina

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image