Minha Uno
Menu Busca

Documentários realizados na Unochapecó ganham destaque na região

Cultura

Para dar mais visibilidade às produções audiovisuais da região, especialmente as documentais, surgiu o Cine Oeste.Doc - Mostra de Cinema de Chapecó e Região. Neste ano, o projeto desenvolvido pelo Sesc Chapecó em parceria com a Unochapecó, leva parte do acervo local para exibição fora da cidade. A programação inicia nesta terça (16/05), a partir das 19h15, no IFSC de São Carlos, com exposição do documentário O Goio-En Transbordou (2014), da professora do curso de Jornalismo, Ilka Goldschmidt e de Cassemiro Vitorino, da Margot Produções. A entrada é gratuita.

Dos cinco documentários exibidos, quatro foram produzidos por alunos do curso de Jornalismo da Unochapecó. Um deles é o filme Bardo (2016), projeto do jornalista Taulan Cesco, e que será exibido na quarta-feira (17/05). O documentário sobre narrativas orais surgiu ainda em 2013, mas ganhou vida somente em 2015, na disciplina de Projeto Experimental (PEX) do curso de Jornalismo. A produção explora a dimensão antropológica, contação a partir da relação intrínseca do ser humano com a narrativa oral, a memória coletiva e a construção de sentido.

Casamento de Índio é outra produção feita por um egresso da Unochapecó e que participa do Cine Oeste.Doc. O projeto é do jornalista Cássio Dal Ponte e recebeu o prêmio de melhor filme de não-ficção na Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), durante o Intercom Sul 2013. O trabalho aborda a cultura Kaingang através da narrativa de um casamento na aldeia de Nonoai. Cássio relata que participar da cerimônia foi algo muito divertido e significativo. "Como jornalistas, tivemos a oportunidade de vivenciar uma cultura diferente e mostrá-la aos outros por meio dos nossos olhares".

Outros dois documentários também serão exibidos: "Chimbangue", de André Zanfonatto, também egresso do curso de Jornalismo da Unochapecó; e Pedras, dos ex-acadêmicos Elizandra Nilson, João Lucas, Odoni Perin, Patrícia Vanzin e Paula Garcia.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image