Doutorado em Tecnologia e Gestão da Inovação da Unochapecó é aprovado pela Capes

Inovação

Texto Jessica De Marco*

Com a formação de mestres e doutores, a Unochapecó vive um grande momento na produção de soluções para os problemas enfrentados pela comunidade. E nessa geração de conhecimento e capital intelectual para a região, chega mais uma boa notícia para comemorar. A aprovação do doutorado em Tecnologia e Gestão da Inovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Atualmente, são 82 programas de doutorado em Santa Catarina. Apenas cinco estão nas regiões Oeste e Meio-Oeste, três deles ofertados pela Unochapecó. Para o reitor da Universidade, professor Claudio Jacoski, contar com um novo curso representa o sucesso de uma caminhada estratégica conduzida com visão de futuro. "Quando criamos a Rede de Inovação definimos a necessidade de termos um Programa de Pós-graduação que pudesse fornecer uma base conceitual de pesquisa para a área de inovação. O Programa com o curso de mestrado foi um sucesso, muito bem avaliado, e eis que agora chega o momento da aprovação do doutorado na Capes. É um motivo de muito orgulho para a Instituição, para os nossos docentes e para toda a comunidade em geral", comenta o professor.

A conquista do novo doutorado é, também, a certeza que a caminhada na constituição de uma cultura de inovação na região está recebendo uma condição diferenciada.

"Estamos nos tornando referência neste tema, tanto para a região como para nosso país. Os resultados demonstram isso, e a aprovação de um doutorado profissional abre o caminho para a busca da excelência neste tema tão importante nos dias atuais", acrescenta o reitor.

O Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia da Inovação (PPGTI) da Unochapecó existe desde 2014 e já formou 38 mestres. São três linhas de pesquisa: Tecnologia e Gestão da Inovação no Ambiente Construído; Tecnologia e Gestão da Inovação na Agrotecnologia; e Tecnologia e Gestão da Inovação em Materiais e Processos. Além de garantir a formação científica acadêmica de excelência, o Programa tem alinhado suas pesquisas e demais ações com empresas e instituições públicas da região.

O coordenador do Programa, professor Luciano Luiz Silva, explica que são ofertadas anualmente 20 vagas para o mestrado, e agora, oito para o doutorado. "O PPGTI tem a oportunidade de contribuir mais uma vez para a grande missão da Unochapecó e para a região Oeste de Santa Catarina. Promover o desenvolvimento regional com a formação de qualidade de profissionais para ações de inovação, agora em nível de mestrado e de doutorado, fazendo a integração entre as empresas e a universidade. Ou seja, o Programa passa a fornecer uma complementação na formação, integrada com os seus cursos de excelência de graduação", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Tecnologia e gestao da inovacao
Doutorado em tecnologia e gestao da inovacao
Doutorado