Minha Uno
Menu Busca

Edição abordará perspectivas criativas e práticas do universo da Moda

Educação

Texto Luana Poletto*

 

Com o objetivo de oferecer à comunidade uma semana de experiências relacionadas às possíveis profissões na área, de forma a considerar as trajetórias de profissionais de referência, o curso de Moda da Unochapecó irá promover a Semana Acadêmica: Perspectivas Criativas e Práticas do Universo da Moda. A abordagem surgiu a partir dos diversos olhares da coordenação, docentes e estudantes do curso, onde colocaram seus interesses e as intenções de formação cultural, profissional e por competências. Neste sentido, esta edição da Semana Acadêmica busca proporcionar debates e reflexões em suas diversidades e especificidades, possibilitando conhecimentos e múltiplos olhares no contexto da Moda.

Evento terá a participação de profissionais de diversas áreas da Moda

O coordenador do curso, professor Fabio Daniel Vieira, destaca que a escolha dos profissionais convidados que irão participar se deu a partir de sugestões e indicações do corpo docente e dos alunos durante reuniões de colegiado e com o Centro Acadêmico (CA) do curso. “Temos a intenção de fazer com que os estudantes se sintam inspirados e tenham bons exemplos no empreendimento dos diversos ramos da Moda. O universo da área é muito amplo, mas o curso foca muito em produto e possui relações bastante próximas entre teoria, prática e metodologias projetuais”, salienta. 

Algumas oficinas irão ocorrer de forma presencial nos laboratórios da Unochapecó. Fabio ressalta a expectativa destes encontros, assim como os virtuais, pois são importantes para a formação e integração acadêmica. “Estamos empolgados e sabemos da importância que essas experiências presenciais possibilitam, mas sempre com muito cuidado referente a prevenção neste cenário de pandemia. Percebemos o desafio de aliar o presencial e o remoto para obtermos um melhor aproveitamento e atendermos todos os estudantes do curso. Os profissionais que irão ministrar palestras ou oficinas são muito qualificados, reconhecidos no mercado e possuem história no curso”, completa.

 

Programação

A abertura da Semana Acadêmica ocorre na segunda-feira (30/08), às 19h, com uma palestra online ministrada pelo professor Rogerio Lima, com o tema 'Diálogos entre Arte e Moda'. Rogerio é professor adjunto nos colegiados dos cursos de bacharelado em Artes Visuais, bacharelado em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI) do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2017). Mestre em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Unicamp (2002), especialista em Design de Superfície (UFSM - 1998), bacharel em Desenho e Plástica (UFSM - 1995). Líder do Grupo de Pesquisa Arte e sua história: Visualidades, discursos e sentidos (UFPel). Atua na área de Fundamentos Teóricos e Crítica das Artes e realiza estudos nos seguintes temas: pintura francesa e os primeiros artistas modernos do Séc. XIX, história da arte moderna e história da arte contemporânea, poéticas e discursos sobre arte do presente. Foi professor e coordenador do curso de Moda da Unochapecó.

Na terça-feira (31/08) ocorrerá a 'Oficina de Joias', às 14h, de forma presencial no Laboratório de Joias, no Bloco S. Quem ministrará a atividade é Rafael de Paula. Ele possui mais de dez anos de experiência na área da ourivesaria e joalheria. É graduado em Design Visual na Unochapecó, curso de Desenho Digital de Joias Rhinoceros e RhinoGold por Eliânia Rosetti, curso de Enameling na Escola de Joalheria Espaço Mix, curso de Resina na Escola de Joalheria Espaço Mix, curso de Prototipagem de Joias com Luís Henrike Art & Design.

Ainda na terça-feira (31/08) e na quinta-feira (02/09) terá uma 'Oficina de Alfaiataria Plana para Smoking Feminino', às 19h, presencial no Laboratório de Modelagem, no Bloco S, com o senegalês Moustapha Diop. Ele é formado em Alfaiataria Plana com o mestre Cheikh Lo. Teve iniciação na costura com 13 anos de idade. Possui experiência em ateliê próprio no Senegal entre 2011 e 2014, e em Ateliê de Costura no Brasil desde 2015. Atualmente é professor de corte e costura em empresas do ramo de confecção. É fluente em quatro idiomas. 

Nos mesmos dias, ocorrerá também a 'Oficina de Modelagem - Swimwear no Mercado Sob Medida', às 19h, presencial na Usina da Moda com Deysi Foppa. Ela é formada no tecnólogo de Design de Moda pela Unochapecó e pós-graduada em Artes Visuais, Cultura e Criação, e em Moulage e Modelagem Plana para Moda. Proprietária do Ateliê Bellis Body desde 2015.

Na quarta-feira (01/09), durante a tarde, às 14h, vai ocorrer a 'Oficina de Criatividade', presencial na Acin PP, no Bloco F, com a professora Jacira Medronha. Ela é publicitária, mestre em Educação, especialista em Linguística e Ensino e Docência no Ensino Superior. Docente na Unochapecó desde 2004. Possui atuação em disciplinas criativas, estratégicas e de formação ética para o mercado de trabalho. Foi duas vezes coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda e atualmente é a professora orientadora da Agência Experimental e dos estágios do curso.

Na noite de quarta-feira (01/09), às 19h, terá a 'Oficina de Processos Criativos e Desenvolvimento de Produto'. Será online com a convidada Renata Tissiani. Ela é designer de Moda há mais de 15 anos, graduada em Design de Moda, pós-graduação em Moda & Marketing, mestrado em Fashion Design/Collection & Marketing (Istituto Marangoni - Florença - Itália). Experiência em Marketing e Gerência de Produto, identidade de marca, análise de tendências, pesquisa criativa, gestão do desenvolvimento, análise de estratégias de marketing, gerente de designers gráficos no desenvolvimento de catálogos de arte e site de marca, apresentação de convenções e desfiles de moda. 

Na mesma noite (01/09), a partir das 20h30, inicia a 'Oficina de Moda com Propósito e Seus Caminhos na Economia Criativa'. A conversa será online com a convidada Heloisa Strobel Jorge. Ela é arquiteta e urbanista, fundadora da marca Reptilia. Participou de diversos projetos nacionais e internacionais, destacando-se o desfile da coleção 'Às Mulheres Extraordinárias' na South Africa Fashion Week. A Reptilia foi premiada com o Prêmio Sesi ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - em 2008. Veste pessoas que amam arte e cultura e acreditam que a Moda faz parte de um futuro possível.

 

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Semana academica
Moda

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image