Edição abordará perspectivas do Jornalismo em um mundo de convergência

Texto Luana Poletto*

Com o objetivo de oportunizar o debate e o senso crítico, além de oferecer aos estudantes uma oportunidade de qualificação, de expandir conhecimentos técnicos e teóricos na área, o curso de Jornalismo da Unochapecó irá promover a Semana Acadêmica 'Perspectivas do Jornalismo em um mundo de convergência: o que podemos aprender com os novos formatos'.

O evento começará na próxima segunda-feira (20/09) e será aberto à toda comunidade, de maneira gratuita e remota. Isto oportuniza o intercâmbio entre saberes e práticas, além de contribuir na formação acadêmica pelo contato direto com profissionais qualificados que atuam no mercado de trabalho.

O professor coordenador da atividade, Hygino Vasconcellos, conta que foi realizada uma breve pesquisa com os estudantes para verificar quais profissionais eles desejariam ver na Semana Acadêmica, como palestrantes e oficineiros. “Além das sugestões dos acadêmicos, a coordenação do evento propõe outras atividades que poderiam ajudar a sanar dúvidas, como é o caso da oficina sobre noções básicas de Direito. Então, a composição da programação foi um misto de sugestões dos alunos e da coordenação”, explica. Ele também frisa sobre a importância da troca de experiências com profissionais de outras regiões, a qual ajuda a conhecer diferentes realidades e trazer novas perspectivas sobre a atuação jornalística.

Programação dos dias 20 e 21 de setembro

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Angélica Lüersen, o intuito da Semana Acadêmica é proporcionar o contato dos estudantes com profissionais que estão no mercado e tem uma experiência interessante para compartilhar.

“Como trouxemos algumas questões recentes, que estão sendo observadas e produzidas, a ideia também é despertar nos estudantes um olhar contemporâneo para a área do Jornalismo. Acho que a Semana Acadêmica sempre vem com esse fôlego, ela oxigena as nossas ideias, essa troca com os profissionais do mercado sempre é muito rica e contribui no processo de formação”, destaca.

Angélica também ressalta que eventos como esse são indispensáveis e importantes para o curso dialogar com o contexto regional, com a contemporaneidade e as discussões que se fazem no tempo presente. “Ele não se restringe aos estudantes do curso, mas à medida que abre para professores, técnicos e comunidade, até mesmo profissionais que estão no mercado participarem, a gente consegue ampliar essa discussão das temáticas, ampliar o contato, então certamente nós temos boas expectativas em relação a programação da Semana Acadêmica”, salienta.

Programação dos dias 22 e 23 de setembro

A abertura da Semana Acadêmica será na segunda-feira (20/09) às 18h30, com uma palestra ministrada por Carla Fachin e Márcia Dutra, com o tema 'Novas perspectivas do jornalismo televisivo'.

Na terça-feira (21/09), das 19h às 22h35 os participantes terão três opções de oficina. A primeira será ministrada por Chico Felitti e Isadora Neumann da Silva, sobre 'Como pensar em podcast'. Esta atividade ocorre no mesmo horário na quarta-feira (22/09). Ainda na terça-feira, ocorrerá uma oficina sobre 'Jornalismo Esportivo', com Danilo Teixeira e Glauco Pasa, e uma oficina de 'Fotografia', ministrada por Carlos Macedo.

A noite de quarta-feira (22/09) contará com outras duas opções de oficinas. Uma delas será sobre 'Produção de Roteiro para Podcast', com Geórgia Santos e Tércio Saccol. A segunda opção traz 'Conceitos Básicos do Direito', com o

Programação dos dias 23 e 24 de setembro

promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina em Xanxerê, Marcos Brandalise.

Na quinta-feira (23/09), três oficinas irão acontecer simultaneamente. Uma delas é sobre 'Locução e Qualidade de Som para Podcast', com Geórgia Santos e Tércio Saccol. Andressa Zanandrea e Daniel Favero apresentarão 'Como se preparar para cobrir eventos que acontecem de surpresa'. Ainda, a quinta-feira terá uma oficina que abordará 'Jornalismo de Dados e LAI', com Katia Brembatti.

Para finalizar a semana, na sexta-feira (24/09), às 19h, será realizada uma palestra com o tema 'Bastidores da cobertura de política', ministrada por Juliana Dal Piva e Dagmara Spautz.

Inscrições

O evento será realizado via Google Meet. As inscrições, que são gratuitas e abertas para o público interno e externo, podem ser realizadas entre os dias 15 a 19 de setembro, no site da Unochapecó.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Jornalismo televisivo