Editora Argos comemora 25 anos de história

Texto Juliane Bee*

A necessidade de conhecer e entender a história de Chapecó motivou, há 25 anos, a criação da Editora Argos. Especializada em publicar e divulgar pesquisas produzidas na Unochapecó, a marca se destaca no mercado como a editora universitária que mais possui publicações sobre a região. Os primeiros livros 'A luta da erva', de Arlene Renk, e 'A história que fazemos', de Hilda Beatriz Dmitruk, intensificam o compromisso da editora com a comunidade. Para celebrar essa trajetória, durante a última semana de abril, os livros da Argos estarão com até 60% de desconto no site e na livraria universitária.

De acordo com a coordenadora da Argos, professora Rosane Silveira, um dos objetivos da editora é incentivar a produção e edição de obras que contribuam com o desenvolvimento da região. Segunda ela, a Argos é o caminho para que pesquisadores publiquem e compartilhem seus estudos, contribuindo com a transformação da comunidade. "As obras são relacionadas a acontecimentos históricos, abordagens políticas e conflitos sociais, que fizeram e fazem parte da realidade da região".

Para Caroline Kirschner, assistente editorial da Argos, a empresa tem incentivado e convidado professores da Unochapecó e de outras universidades do país a apresentarem suas obras para avaliação. "Ao mesmo tempo em que publicamos textos sobre as questões que constituem a região, que são mais de 60 títulos, também publicamos obras que contribuem em várias áreas".

Em 2015, a Argos conquistou o Prêmio Jabuti, um dos principais prêmios literários do Brasil, na categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramática - Câmara Brasileira do Livro. A obra vencedora 'Do mito das Musas à razão das letras: textos seminais para os estudos literários (século VIII a.C. - século XVIII)', é do autor Roberto Acízelo de Souza. O livro também foi o vencedor do Prêmio ABEU na categoria Humanidades e finalista do Prêmio Rio de Literatura.

Atualmente, a editora trabalha com sete linhas editoriais: Grandes Temas, Didáticos, Regionais, Perspectivas, Debates, Coleção Sul (ABEU-Sul) e E-book. Seu acervo conta com aproximadamente 300 títulos, de autores da Unochapecó e também de outras universidades e outros países, como Giorgio Agamben, Roger Chartier, Susan Buck-Morss e Mario Perniola.

Programação

Além dos 60% de desconto nas obras da editora, a Argos vai disponibilizar na Livraria Universitária uma urna onde os clientes podem concorrer a três kits de livros. O sorteio vai acontecer no dia 28 de abril.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert
Editora argos