Editora Argos recebe prêmio da ABEU pelos 25 anos

Texto Juliane Bee*

Além de se orgulhar por sua trajetória de sucesso no ensino superior da região Oeste, a Unochapecó tem outro motivo para comemorar. A Editora Argos, especializada em publicar e divulgar pesquisas produzidas na Universidade, completa 25 anos de história neste ano. Em reconhecimento a sua contribuição na difusão do conhecimento, a marca recebeu uma homenagem da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

Para a coordenadora da Argos, professora Rosane Silveira, o reconhecimento de mérito é uma maneira de agradecer o trabalho desenvolvido pela Editora em seus 25 anos de atuação. Segundo ela, além de difundir o conhecimento, a Editora promove a construção do saber por meio do acesso à pesquisa e a leitura. "Construímos uma bela história, com ética, seriedade, qualidade e responsabilidade, compartilhando o saber produzido por pesquisadores através da publicação de suas obras", conta.

Conforme a professora, a chegada dos 25 anos serve como reflexão e motivação para que a Editora acompanhe a transformação do cenário editorial, nacional e internacionalmente, em relação à qualidade do acesso ao conhecimento e ao mercado editorial como um todo. "É necessário reconhecer possíveis alternativas tecnológicas que vem ao encontro da promoção do saber, tais como e-books, que quebram as barreiras e limites físicos do acesso ao conhecimento, atingindo também mais leitores", explica.

A Editora Argos possui um acervo com aproximadamente 300 títulos, de autores da Unochapecó e também de outras universidades e outros países, como Giorgio Agamben, Roger Chartier, Susan Buck-Morss e Mario Perniola. Atualmente, a editora trabalha com sete linhas editoriais: Grandes Temas, Didáticos, Regionais, Perspectivas, Debates, Coleção Sul (ABEU-Sul) e E-book.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Editora argos
Abeu