Egressa do curso apresenta documentário em festival

Texto Natália Souza*

Condá é nome de rua, hotel, autoescola, corretora, CTG, rádio e de estádio. Porém, poucos chapecoenses sabem quem é a figura que nomeia tantos locais em Chapecó. Diante desta lacuna histórica, a egressa do curso de Jornalismo, Alessandra Favretto, produziu o documentário 'Espírito de Condá', que desvenda a vida de Vitorino Condá, liderança Kaingang do século XIX.

O trabalho, resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC), foi selecionado para o 1º Festival de Cinema Assimetria. O evento ocorreu entre os dias 14 e 16 de maio, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Sobre a participação no festival, a egressa comemora ter atraído a curiosidade das pessoas em relação a este nome tão emblemático. "Espero poder partilhar mais sobre a história deste personagem e sobre a cultura indígena, que revela muito sobre o nosso município, sobre a nossa história e faz conexões importantes com a história do Brasil", afirma.

Na visão de Alessandra, a temática em si foi um desafio, principalmente pela falta de documentos que comprovem a identidade de Condá. "É importante descobrir quem foi esta liderança, conhecer a cultura indígena e principalmente aproximar a população da nossa história. Eu considero uma falha muito grave deixar de lado a história do nosso município", salienta.

Com o trabalho, a jornalista acredita ter desconstruído a imagem de Vitorino como um indígena que lutou pelo seu povo. Ela também aponta que os kaingangs não se sentem representados pela figura de Condá. "Ele foi uma importante liderança para os não indígenas. Ele percebeu que os indígenas estavam vulneráveis, não tinham força para lutar diante as armas dos não indígenas. Logo, foi contra o seu próprio povo para garantir a sua liderança", finaliza.

Sobre o festival

O Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, em parceria com a TV OVO, com o Cineclube da Boca e com professores do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Abrangendo filmes de até 25 minutos realizados em Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil, o Festival é dividido entre as categorias "Ficção", "Documentário" e "Experimental". Os projetos devem ser assinados por estudantes de graduação, pós-graduação ou egressos.

O objetivo do evento é difundir o curta-metragem universitário e promover a reflexão sobre as produções cinematográficas dos estudantes de graduação e pós-graduação, além de buscar contribuir para a promoção da cultura local, nacional e sul-americana.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Ilka Goldschmidt e Ana Paula Bourscheid
Vitorino conda
Jornalismo