Minha Uno
Menu Busca

Egressas retornam à Unochapecó no I Female Futsal Day

Esporte

Tampa já foi indicada a prêmios de melhor atleta de futsal feminino do mundo

Lediane Marcolan, 31 anos, é egressa do curso de Educação Física da Unochapecó. Entre os anos de 2008 e 2011, ela dedicou esforço e dedicação para alcançar o tão sonhado diploma. Mas Lediane não é lembrada na Uno apenas como uma boa aluna e egressa: ela também é a ala Tampa, uma das melhores atletas de futsal feminino do mundo. Tampa fez parte das equipes da Female Futsal que conquistaram, entre outros títulos, três edições da Copa das Nações, seis edições da Liga Nacional, cinco edições da Taça Brasil e duas Libertadores da América. 

Atualmente, defende o Tikitaka/Francavilla, mas deixou de lado a camisa do clube italiano e voltou a vestir, por uma noite, a farda da Female Futsal. Desta vez, com outro tom: o da equipe Female Legends Internationals. E quando chegou para treinar no novo Ginásio da Unochapecó, a egressa não escondeu o misto de satisfação e nostalgia em ver um espaço totalmente renovado.

Na noite da última segunda-feira (4), o Ginásio foi palco do I Female Futsal Day, um evento alusivo à história vitoriosa do clube apoiado pela Unochapecó. A noite foi marcada por homenagens à Catarina Reatto Popiolski, fundadora da equipe, e por uma partida amistosa entre a equipe atual da Female/Unochapecó e a equipe Legends, formada por diferentes gerações de atletas com passagens campeãs pelo Corujão.

"Quando eu estudava aqui, fiz Educação Física, nós olhávamos para isso e víamos que tinha aqui um lugar com potencial para montar uma quadra bonita, para receber jogos de Liga Nacional, e hoje até me deu um arrepio quando cheguei. Ficou um espaço que todos merecíamos, para treinar todo dia, jogar, fiquei muito feliz em ver tudo isso. Estou muito feliz também em rever essas meninas que eu não via há tanto tempo, conquistamos muita coisa juntas e hoje cada uma seguiu um caminho diferente. Sempre jogamos para vencer, e os títulos que conquistamos ficam, mas as amizades que levo da Female ficam até hoje. Esse projeto me elevou a um patamar que eu nem esperava. Fui para fora do país, fui para a Seleção Brasileira, estive entre as melhores do mundo, então, tudo que eu conquistei nasceu aqui nessa equipe", lembra Tampa.

Sinara viu na Fisioterapia a chance de colaborar com o futsal

Para a ex-atleta e egressa de Fisioterapia da Unochapecó, Sinara Busatto Matana, o sentimento de acompanhar a nova geração da Female Futsal é indescritível. Ela fez parte de uma geração mais antiga do Corujão do Oeste, mas também viveu a rotina da equipe como acadêmica de fisioterapeuta, como estagiária, como pesquisadora e como fisioterapeuta. Hoje, além de prestar atendimento clínico, ela também atua na Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Futsal Feminino. Para Sinara, estar de volta à Unochapecó também signifca relembrar o que tornou sua formação tão completa.

“A Uno foi minha casa por muito tempo. Meu trabalho diário aborda muito o lado psicossocial das pessoas, além dos aspectos biológicos. E o meu curso dentro da Uno nos proporcionou olhar o aspecto humano do paciente, olhar para a pessoa além de sua lesão. Eu saí da Unochapecó como uma pessoa mais conectada com a minha comunidade pois aqui tive a oportunidade de estar em contato com ela”, conta a profissional.

O jogo

Em uma noite de tantas emoções, a disputa quase ficou em segundo plano, mas Sinara garante: “quando o juiz apita, é competitividade na veia”. Em um jogo disputado, quem abriu o placar, como não poderia ser diferente, foi a goleira Giga, para a Female/Unochapecó. O empate das Legends veio com Lucileia. Já no segundo tempo, Tampa ampliou para as Legends, e a Unochapecó igualou com gol de Poli Irleu, no contra-ataque. O terceiro da equipe visitante foi anotado novamente por Tampa, e Débora Vanin, a Miúda, marcou o quarto. Nos instantes finais, Gi Portes descontou. Final Female/Unochapecó 4 x 4 Female Legends.

COMPARTILHE
TAGS
Homenagens
Female futsal
Egressos

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image