Egresso de Sistemas de Informação ministra curso de desenvolvimento de games

Profissão

Em 2023, o curso de Sistemas de Informação completa 20 anos na Unochapecó. Como forma de celebração, juntamente com Ciência da Computação, os cursos resolveram fortalecer a conexão com o mercado de trabalho e ofertarão, nos dois semestres, cursos de formação ministrados por egressos de destaque, que irão compartilhar suas experiências e apresentar opções de carreiras aos acadêmicos. Os cursos serão gratuitos e contarão com certificado de extensão.

O primeiro curso teve início na primeira semana de maio, no sábado (06), com o tema 'Desenvolvimento de games'. O objetivo geral é que os alunos apresentem seu próprio jogo em 2D, por meio da plataforma Godot Engine, desenvolvido ao final dos seis encontros do curso, que é ministrado por Renato Mello Konflanz, egresso de Sistemas de Informação. Renato se voluntariou para lecionar os encontros como uma ‘contrapartida’, no sentido de retribuir à Unochapecó as oportunidades e conhecimento que adquiriu ao longo da graduação.

“Há um bom tempo eu estava curioso para saber como era a experiência de dar aula. Quando o professor Ariel me contatou para dar um depoimento sobre a faculdade, decidi conversar com ele sobre a possibilidade de oferecer o curso de desenvolvimento de games”, conta.

Renato atualmente é sócio, desenvolvedor e techlead da Dimotech Soluções em Tecnologia, empresa incubada dentro do Pollen Parque Científico e Tecnológico. Inclusive, três de seus sócios na organização eram seus professores durante a graduação. “Eu já sabia que queria seguir na área de tecnologia, e conhecendo o curso numa visita à universidade na época percebi que Sistemas de Informação fechava bastante com o que eu planejava pro futuro, que era empreender na área de desenvolvimento de software. A experiência foi ótima”, salienta.

O egresso revela ainda que percebeu o potencial da região nessa área durante o ImuneJam do ano passado, que foi um evento que reuniu desenvolvedores e entusiastas de jogos com o objetivo de produzir um game em 72 horas. “Desenvolvimento de jogos é um hobby que eu sempre gostei, então a ideia de dar aula sobre isso fez 100% de sentido para mim”.

Mercado fortalecido

Nos últimos anos, o segmento de games vem crescendo de modo expressivo no país. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), em 2014 haviam 133 desenvolvedoras de jogos no Brasil, número que saltou para 1.009 até o ano passado. Assim, mais uma vez a Unochapecó oportuniza um diferencial para os alunos formados na escola superior, como avalia o coordenador de Ciência de Computação, Sandro Silva de Oliveira.

“Sabemos que essa área tem um grande crescimento em diferentes situações, não apenas na parte de entretenimento, mas também como a gamificação, o raciocínio lógico, a criação de novas possibilidades e habilidades que as empresas buscam cada vez mais nos profissionais”.

Para o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Ariel Gustavo Zuquello, o mercado de jogos é bastante específico. “Por mais que tenhamos disciplinas voltadas para games na graduação, é uma área mais subjetiva. Esse curso de formação é específico para uma ferramenta, mas a grande questão é que os alunos entendam a lógica e o ambiente de programação, trabalhando outras habilidades”.

Na Unochapecó, o aprendizado é inovador e prepara os acadêmicos para as demandas reais do mercado. Para cursar Sistemas de Informação ou Ciência da Computação no segundo semestre de 2023 na melhor estrutura universitária da região, inscreva-se!

* texto: João Vítor Heemann, estagiário de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

Sistemas de informação
Egresso