Egresso do curso de Jornalismo vence prêmio nacional

Texto Lucas Liston*

Esquecidos por muitos, os caboclos ainda se localizam em comunidades ribeirinhas, marginalizadas e pobres de Chapecó, como ocorrido na época da colonização por migrantes e imigrantes descendentes de europeus. Apesar disso, muitos preservam práticas culturais dos antepassados, desde a culinária, até os ofícios, como o de cortar erva-mate, ainda desempenhada pelos caboclos da região do Distrito de Marechal Bormann.

Pensando em dar visibilidade a essas histórias e a esse povo, o jornalista Darlei Luan Lottermann produziu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um fotodocumentário chamado Retrato Caboclo, que “surgiu das inquietações que aparecem durante o curso de Jornalismo, principalmente sobre a composição étnica da nossa região, pois se percebe que muitas vezes nossa história só é contada sob a ótica da chegadas dos imigrantes europeus. Porém, muito antes já tinha caboclos e indígenas por aqui”, ressalta o jornalista.

No último final de semana Darlei conquistou um prêmio nacional, o Expocom 2018 realizado entre os dias 2 e 8 de setembro na Universidade da Região de Joinville (Univille), em Joinville/SC. O Expocom, que integra o Intercom, premia os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes de graduação das áreas da comunicação.

O fotodocumentário Retrato Caboclo já conquistou também outros três prêmios: o concurso fotográfico do Congresso Franco-brasileiro de Direitos fundamentais e igualdade de Curitiba/PR; a 19a edição do prêmio Adjori de Jornalismo, na categoria monografia, em Florianópolis; e o Expocom do Congresso Intercom Sul na categoria fotojornalismo, em Cascavel-PR.
Para a coordenadora do curso de Jornalismo e orientadora do trabalho, Angélica Lüersen, os prêmios reforçam o olhar sobre os trabalhos da região, e principalmente no fotojornalismo, onde existe um potencial muito grande. "No caso do fotodocumentário, é de responsabilidade de quem vive nesse tempo documentar o que acontece, então basta que a gente olhe para essas temáticas e registre", afirma.

Já Darlei destaca que as conquistas dos prêmios, mostra a importância de dar visibilidade às culturas que estão ao nosso redor e precisam ser lembradas pela importância que tiveram em nossa história.

*Estagiário da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
Expocom