Egressos da primeira turma de Administração da Uno se reúnem em Cuiabá

Histórias

Texto Ícaro Colella*

A graduação é uma fase da vida que marca, principalmente pelas pessoas com quem se estabelece amizades e divide a sala de aula. Com o passar dos anos é normal a perda de contato, mas mesmo depois de mais de 40 anos dos momentos vividos nos corredores da Universidade, os laços formados aqui, pela primeira turma do curso de Administração da Unochapecó, são mantidos até hoje. Para comemorar os 42 anos de formatura, egressos da turma se reuniram no Hotel Fazenda, em Cuiabá, no Mato Grosso, entre os dias 22 e 25 de outubro.

Participaram do evento 19 egressos da turma de 1977
(Foto: Hotel Fazenda Mato Grosso)

A escolha da cidade não foi por acaso. O grupo tinha o costume de se encontrar a cada cinco anos, mas em 2017, quando comemoraram 40 anos de formatura, decidiram que esse intervalo de tempo seria apenas de dois anos. Assim, como cada encontro é realizado em um local diferente, o egresso Aldo Locatelli sugeriu que desta vez ele ocorresse em Cuiabá, cidade onde vive a mais de 30 anos e construiu uma história de sucesso após a graduação na Unochapecó. Participaram 19 graduados e seus familiares, num total de 42 pessoas.

Aldo conta que os momentos com os amigos da Universidade são sempre inesquecíveis. "A cada encontro fico sempre mais satisfeito de poder rever as pessoas que marcam nossa história e nossa formação. Esse sentimento por eles foi criado ainda na faculdade. A minha turma sempre foi especial, porque nós éramos de várias cidades diferentes, um pessoal maravilhoso que estava ali para aprender e crescer", comenta.

O administrador relata que, nessas ocasiões, o grupo sempre lembra com muito carinho da época da graduação e destaca que a coisa mais importante para ele está no fato de encontrar os amigos de verdade. E pelo fato de ser o anfitrião da vez, o sentimento de gratidão foi ainda maior. "Eu diria que esses encontros são muito proveitosos, e a gente deve isso à Universidade. Sou muito grato a todos. Depois de mais de 40 anos, a gente ainda ri das coisas que nós fazíamos naquela época. Com certeza essa foi a melhor festa que eu já fiz".

Profissão

Esse momentos, tão importantes para quem viveu uma trajetória quase que pioneira no ensino superior em Chapecó, tornam-se ainda mais especial por pensar em todas as transformações da Administração nos últimos 42 anos, que acompanham a evolução do mundo moderno, com muita rapidez e tecnologia. Com o passar dos anos, o curso de Administração, o primeiro da região, segue uma trajetória de excelência na formação de seus mais de três mil egressos.

O também integrante da turma, Nelson Cortina, lembra que na década de 1970, os estudantes tinham apenas os livros de referência dos professores e aqueles encontrados nas bibliotecas para serem consultados. De acordo com ele, a perspectiva de acesso à informação transformou o mercado de trabalho e, consequentemente, o meio acadêmico teve que se adaptar e acompanhar essa evolução.

O contato da Unochapecó com os estudantes da primeira turma é mantido até hoje, e para alguns colegas, ele rompeu a barreira das gerações. Isso pois os filhos de alguns egressos seguiram a mesma carreira dos pais, que continuaram a ter a Universidade como parte da vida. "Quanto aos estudantes de agora, sempre é bom lembrar que, desde nossos tempos, e ainda nos dias de hoje, é extremamente importante o bom relacionamento entre as pessoas. O administrador também precisa estar sempre atualizado com as leis que regulam os atos que impulsionam as ações econômicas das empresas", destaca.

O profissional comenta, ainda, que é muito importante manter um vínculo com as pessoas que representam uma fase importante da vida. E para garantir que esses encontros tão importantes sempre aconteçam, os egressos criaram uma comissão de organização, que planeja todas as edições. "A amizade e união do grupo criam uma melhoria individual e, por consequência, do ambiente em que se está. Comemoramos os 42 anos de formatura e já programamos o próximo encontro, que será em Balneário Camboriú", finaliza Nelson.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Reuniao