Empreendedorismo é tema da aula integrada do curso de Jornalismo

Inovação

Texto Christopher Marin*

Idealizar novos negócios ou implementar mudanças em empresas já existentes, são as bases do empreendedorismo. A fim de incentivar iniciativas nesse sentido, os estudantes do sétimo período do curso Jornalismo da Unochapecó e o professor da disciplina de Empreendedorismo e gestão em comunicação, Vagner Dalbosco, organizaram a aula integrada 'Inova News'. A atividade ocorreu no último sábado (04/05) e o objetivo foi proporcionar um olhar inovador aos estudantes de diferentes períodos.

A aula trouxe uma discussão que não é muito presente na profissão, o que estimulou os alunos a pensarem na possibilidade de um negócio próprio e saírem do modelo padrão do mercado. Após o debate, foi proposta uma atividade que deveria ser resolvida em grupos. A resolução de um problema dentro da área do jornalismo, desafiou acadêmicos de diferentes períodos a formularem ideias lucrativas e úteis para o público consumidor. Os estudantes do sétimo período foram monitores dos grupos e contribuíram com dicas para a execução, o que proporcionou troca de experiências e conhecimento. Para concluir a atividade, os grupos tiveram três minutos para apresentar as ideias e foram avaliados por uma banca que escolheu um vencedor.

O professor Vagner destaca que o mercado da área vive profundas transformações, exigindo dos profissionais novas habilidades e competências, como uma nova postura em que o jornalista propõe soluções para oferecer formatos, ferramentas e processos inovadores diante de demandas informacionais cada vez mais segmentadas, personalizadas e colaborativas. "O jornalista contemporâneo não pode limitar-se a buscar emprego nas empresas jornalísticas, mas pode e deve ele mesmo pensar em projetos que o tornem protagonista, empreendedor e fazendo do seu próprio projeto sua principal fonte de receita”, afirma.

Para o professor, os resultados da aula integrada foram os melhores possíveis, com destaque no trabalho dos estudantes do sétimo período, que conduziram a atividade e mostraram o conhecimento que é abordado na disciplina, que envolve empreender, gerenciar e liderar. "Há o resultado enquanto curso, junto a todas as turmas, os estudantes mostraram-se muito envolvidos e satisfeitos com a proposta da aula, por ser algo inédito e dinâmico. Isso levou novas perspectivas para boa parte dos alunos que ainda não haviam tido contato com metodologias voltadas para esta área da gestão e do empreendedorismo na área”, conclui.

A estudante do sétimo período, Juliane Bee, relata que ao guiar os estudantes durante a atividade, teve a oportunidade de conhecer melhor os seus calouros e futuros colegas profissionais, o que era difícil por causa de atividades como TCC e estágio. Ao aceitar ser monitora, teve o desafio de contribuir com o conhecimento adquirido ao longo de sua graduação ao seu grupo, que procurava sua opinião para decidir pontos importantes da atividade. "Acredito que como jornalistas devemos ter esse cuidado, responsabilidade com a informação, saber o que estamos falando, sem ficar no achismo”, ressalta.

Juliane destaca também que nunca tinha parado para pensar em empreender, achava que era um assunto voltado para cursos como Administração e Ciências Contábeis. Porém, ao começar a disciplina, pôde entender o seu real significado, que é o ato de pensar em uma solução, tentar, estudar, ter determinação e acreditar. Algumas das atividades em sala desenvolveram na turma a vontade de colocar em prática esse conceito. "Já a aula integrada, permitiu uma troca de ideias que pode inspirar ainda mais. Por que não levar adiante o que pensamos? As ideias trabalhadas no sábado? É super possível. Momentos assim deixam nossa criatividade a mil", declara.

Participante do grupo vencedor, a estudante do primeiro período, Alessandra Dias, comenta que a atividade foi uma forma dinâmica de apresentar sobre o empreendedorismo na comunicação. "Foi uma oportunidade para os alunos do primeiro período terem contato com outros estudantes, com diferentes experiências. Achei ótima a proposta de interagirmos com outros períodos. São opiniões diferentes e poder compartilhar com o grupo resultou em bons projetos”, finaliza.

*Estagiário da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Eliane Taffarel

Jornalismo